ELMS: 4h de Monza terão 44 carros na pista

RIO DE JANEIRO – Templo sagrado do automobilismo mundial, Monza vai ferver com duas provas seguidas de Endurance: se no dia 18 haverá a 3ª etapa do WEC, o Campeonato Mundial, na semana anterior o European Le Mans Series (ELMS) disputa na Itália a quarta etapa do certame regional.

E com um excelente grid: por conta da adesão de equipes do próprio WEC, que vão usar o fim de semana como preparo, um total de 44 carros foi anunciado pela Le Mans Endurange Management (LMEM), organizadora da série. Desse total, são 19 LMP2, dezesseis LMP3 e nove LMGTE.

As novidades para o fim de semana são a participação da RealTeam Racing, da JOTA e do Racing Team Nederland – todas essas equipes vão com dois pilotos apenas: Estebán Garcia e Loïc Duval no carro #70, Jazeman Jaafar e Sean Gelael no #82 e Giedo Van der Garde dividirá os trabalhos com Frits van Eerd no carro holandês inscrito com o  dorsal #92 nesse evento.

Além deles, volta a DragonSpeed que também colocará em ação o trio do WEC, com a participação do colombiano Juan Pablo Montoya. Na IDEC Sport, regressam Ryan Dalziel e Patrick Pilet – que não puderam correr na etapa passada em Paul Ricard.

Mikkel Jensen terá uma oportunidade na G-Drive Racing substituindo Nyck de Vries. E Harry Tincknell igualmente estará ausente em Monza: Logan Sargeant, promessa estadunidense da Fórmula 3, terá nova oportunidade no #34 do Racing Team Turkey.

Nas escuderias inscritas para a disputa da LMP3, a DKR Engineering promove a estreia do francês Mathieu de Barbuat no carro #4, dividindo a pilotagem com Laurents Hörr. Mattia Pasini foi escalado no #13 da Inter Europol Competition, no lugar do belga Ulysse de Pauw. O antigo piloto de Motovelocidade será substituído no #14 por Erwin Creed, antigo piloto do WEC.

Entre os LMGTE, a única modificação em relação à lista da etapa passada em Paul Ricard é que o alemão Felipe Fernandez Laser volta no lugar de Jaxon Evans no Porsche #93. Naquele mesmo fim de semana, ele estava na disputa das 24h de Nürburgring.

Com três etapas disputadas, Robert Kubica/Yifei Ye/Louis Déletraz (Team WRT) comandam a classificação com 60 pontos somados, três à frente do trio da G-Drive, que teve De Vries nas primeiras provas. Caso o resultado seja favorável para o time russo, Franco Colapinto e Roman Rusinov podem sair de Monza líderes do campeonato.

Na Pro-Am da LMP2, Rui Andrade/John Falb estão na ponta: eles têm 61 na classificação, nove a mais que Salih Yoluç e Charlie Eastwood, empatados com o trio da Ultimate Racing formado por François Hériau/Jean-Baptiste Lahaye/Mathieu Lahaye.

A LMP3 apresenta liderança de Nicolas Maulini/Matt Bell/Niklas Krütten. O trio da Cool Racing soma 68 pontos, com boa margem (27) para o vice-líder Laurents Hörr. E na LMGTE, com duas vitórias em três corridas, o trio da Iron Lynx formado por Miguel Molina/Matteo Cressoni/Rino Mastronardi comanda a classificação com 14 pontos de frente – 65 a 51 – sobre o trio da Spirit of Race formado por David Perel/Matt Griffin/Duncan Russell Cameron.

Comentários