FIA WTCR: Monteiro e Vernay vencem na rodada inaugural no Green Hell

RIO DE JANEIRO – A temporada 2021 do FIA WTCR teve início no fim de semana com a rodada dupla preliminar das 24h de Nürburgring e vitórias do português Tiago Monteiro – finalmente recuperando a velha forma – e do francês Jean-Karl Vernay, este em estreia pela Hyundai.

Na prova #1, Monteiro teve que superar o pole position Yvan Muller, que largou na frente com a inversão do top 10 da sessão classificatória, além do uruguaio Santi Urrutia e do argentino Estebán Guerrieri. Yann Ehrlacher, o atual campeão da competição, largou em segundo e terminou apenas na 8ª posição, atrás ainda de Norbi Michelisz, Gabriele Tarquini e Tom Coronel. Bebu Girolami foi o nono classificado e Vernay fechou o top 10. O melhor Cupra veio apenas em 17º lugar, com Mikel Azcona.

A Hyundai fez 1-2 na segunda corrida, com Vernay e Luca Engstler trabalhando juntos no jogo de vácuo para se isolarem dos demais rivais, entre eles o pole Néstor Girolami e o húngaro Attila Tassi (vindo de 13º no grid), ambos com Honda.

Santi Urrutia fechou o top 5 com o melhor carro da Lynk & Co., seguido pelo Audi de Nathanaël Berthon. A Cupra não teve nenhum piloto no top 10 tal como na prova #1 – na segunda corrida, oito pilotos acabaram de fora e houve ainda um incidente envolvendo cinco carros, entre eles o do campeão Ehrlacher, que fechou de forma magra o fim de semana com a décima colocação.

Dessa forma, Vernay sai da primeira rodada como líder da série somando 39 pontos contra 33 de Tiago Monteiro e Néstor Girolami, com Yvan Muller empatado em quarto com o uruguaio Santi Urrutia.

A próxima rodada dupla será no Autódromo do Estoril, em Portugal, nos dias 26 e 27 de junho.

Comentários