IMSA: anunciados 40 carros para as 6h de Watkins Glen

A Mazda defende no próximo domingo a vitória conquistada em 1-2 nas 6h de Watkins Glen em 2019. Corrida terá participação de quatro brasileiros: Pipo Derani, Felipe Nasr, Felipe Fraga e Augusto Farfus

RIO DE JANEIRO – A série IMSA chega a um de seus palcos mais icônicos neste fim de semana: forçosamente excluída do calendário por conta da Pandemia ano passado, a disputa das 6h de Watkins Glen está de volta. No próximo domingo, as cinco classes do Weathertech SportsCar Championship dividirão cada palmo de pista no traçado novaiorquino, na disputa da 5ª etapa do campeonato – terceira do certame paralelo IMSA Michelin Endurance Cup.

Por isso, uma boa lista de inscritos para a prova. Serão 40 carros divididos nas subclasses da série, sendo sete DPi, cinco LMP2, nove LMP3, cinco GTLM e os demais da GTD.

Na classe principal, a novidade é o retorno do Cadillac DPi-V.R alinhado nas cores da Ally e que terá o mega campeão da Nascar Jimmie Johnson mais uma vez a bordo junto a Kamui Kobayashi e Simon Pagenaud. Dos times regulares, três vão com formações de três pilotos – além do #48, a Mustang Sampling-JDC Miller, a Whelen Engineering/AX Racing e a Mazda Motorsports, atual campeã da prova, inscrevem pilotos extras – Sébastien Bourdais, Mike Conway e Jonathan Bomarito, respectivamente.

Já a Ganassi, vencedora em Detroit, terá somente Kevin Magnussen e Renger Van der Zande, assim como a Wayne Taylor – líder do campeonato – aposta apenas em Filipe Albuquerque e Ricky Taylor. Olivier Pla e Dane Cameron dividirão o #60 da Meyer-Shank Racing – nada de Montoya, portanto.

O BoP pré-estabelecido para as 6h de Watkins Glen confere um acréscimo de até cinco cavalos ao motor 2 litros biturbo do Mazda DPi, considerando o incremento de potência na faixa útil do propulsor entre 2000 e 9000 rpm. Os Acura perdem um litro de reservatório de combustível (77 litros) e os Cadillac, dois (limite de 69 litros).

Na LMP2, com a obrigatoriedade de três nomes por carro, estão inscritas as equipes regulares da série, mais a United Autosports, que fez uma aparição nas 12h de Sebring e volta agora em Glen com Guy Smith junto a Wayne Boyd e Jim McGuire.

A LMP3 apresenta três novidades: a United Autosports também se inscreveu nesta divisão com um Ligier JS P320 que conta por enquanto somente com o alemão Nicklas Krütten e o francês Edouard Cauhaupe na relação inicial. Além dela, a Andretti Autosport comparece trazendo dois pilotos da Indy – Oliver Askew e Marco Andretti, que nesse ano fez apenas a Indy 500 na série estadunidense de monopostos.

Por fim, a Dawson Racing marca sua estreia na categoria levando um protótipo Ligier JS P320 com o dorsal #84 para Theodor Olsen, Dominic Cicero e um piloto ainda não definido.

Dos times inscritos, a Forty7 Motorsports não definiu seu lineup, tampouco a Sean Creech Motorsport.

Na GTLM, volta a BMW com força máxima e três pilotos em suas M8 GTE, o que significa que Augusto Farfus defende o time do carro #24 com John Edwards e Jesse Krohn, cabendo a Philipp Eng dividir o #25 com Bruno Spengler e Connor de Philippi.

A WeatherTech Racing, que não foi ao GP de Detroit, terá no Porsche #79 (que perderá 10 kg de peso mínimo para o fim de semana) o trio Cooper MacNeil/Mathieu Jaminet/Matt Campbell. Já a Corvette Racing optou por não colocar pilotos suplementares em seus C8.R.

Na GTD, com 14 inscritos, talvez as únicas novidades sejam a presença da CarBahn with Peregrine Racing, que leva seu Audi para Richard Heistand/Jeff Westphal/Tyler McQuarrie, além do retorno da NTS Racing com outro Audi para Jaden Cowright ao lado de Don Yount e do finlandês Markus Palttala.

De resto, oito marcas serão representadadas nesse subgrupo: Lamborghini, Porsche, Lexus, Mercedes-AMG, Aston Martin, Audi, Acura e BMW. Nada de Ferrari, o que aliás acontece desde a disputa das 24h de Daytona.

O BoP pegou apenas o Aston Martin Vantage AMR GT3: o carro perde dois litros na capacidade limite do tanque de combustível, passando ao máximo de 104, sem contar o decréscimo de potência com a diminuição da pressão do turbo no regime de rotações entre 2000 e 7200 rpm. O modelo britânico terá quase 10 HP a menos em relação ao fim de semana de Detroit, onde a The Heart of Racing acabou vencedora.

A largada das 6h de Watkins Glen neste domingo acontece a partir de 11h40 de Brasília.

Comentários

    • Olha, se no último domingo nem a Nascar Cup foi ao vivo, mesmo que a Disney contenha 6 canais, imagina 6h da IMSA. Quanto muito transmissão em períodos e se não coincidir com NBA, Nascar, Golfe, VT da Libertadores, VT de qualquer jogo desgraçado de futebol europeu e assim por diante

  • Agora é me virar para tentar assistir…não contando, logicamente, com a boa vontade dos canais do Mickey Mouse. No mais, a perspectiva é a mesma das 24h de Daytona…todos os carros da DPI bem servidos no quesito das duplas ou trincas…a Ganassi sentiu o gostinho depois de tempos e algo me diz que vão aprontar nesta prova.
    Veremos.