TotalEnergies 24h de Spa: Mercedes lidera treino que define carros da Super Pole

RIO DE JANEIRO – Em sessão classificatória – para nenhuma surpresa – acidentada e com duas interrupções por bandeira vermelha que atrasaram o término das atividades de pista, a quinta-feira de treinos classificatórios da TotalEnergies 24h de Spa-Francorchamps definiu quem volta para a briga da Super Pole amanhã a partir de 19h50 locais – 14h50 de Brasília.

Os 20 primeiros classificados no agregado das quatro sessões, de acordo com a média dos tempos combinados, avançaram e as demais posições de 21º até 58º já estão definidas. Um dos carros favoritos à pole se deu mal por conta dos incidentes: o Audi #32 de Kelvin Van der Linde/Charles Weerts/Dries Vanthoor, o mesmo que dominou os dois treinos livres anteriores à tomada de tempo, não conseguiu fazer uma única volta rápida no Q2. Como efeito, a trinca terá de vir da 55ª posição do pelotão.

Por coincidência, um dos carros que atrapalhou os planos do trio do Audi da WRT é da mesma equipe: o #31 de Ryuchiro Tomita/Frank Bird/Valdemar Eriksen saiu da pista no complexo Eau Rouge-Raidillon. No mesmo lugar, provocando a primeira interrupção das sessões de classificação, no Q2, o Lamborghini da Grässer alinhado para Alberto Di Folco/Kikko Galbiati/Clemens Schmid/Tim Zimmermann teve um ‘contato imediato’ com as barreiras de proteção.

Mas quem não se prejudicou conseguiu vaga para a Super Pole e sem o Audi #32, o Mercedes-AMG #88 do Team AKKA-ASP liderou a folha de tempos: o carro do trio Raffaele Marciello/Dani Juncadella/Jules Gounon fechou a sessão com 2’18″433, superando por quatro décimos de segundo o Aston Martin da Garage 59 que reúne um trio da pesada: Nicki Thiim/Ross Gunn/Marco Sørensen.

O Team Attempto ficou com a 3ª melhor marca no Audi mais rápido no combinado dos tempos, o #66 de Christopher Mies/Dennis Marschall/Mattia Drudi, com Maro Engel/Luca Stolz/Vincent Abril em quarto.

As duas principais BMW ficaram com a quinta e sexta marcas – a Walkenhorst Motorsport colocou suas M6 GT3 na Super Pole, com a #34 de Sheldon Van der Linde/David Pittard/Marco Wittmann melhor que a #35 de Timo Glock/Martin Tomczyk/Thomas Neubauer.

Surpresa foi o 7º lugar do Bentley Continental – o único inscrito – da classe Silver Cup, pole da categoria e um dos quatro únicos carros da divisão a avançar para a disputa da Super Pole. O quarteto formado por Pierre-Alexandre Jean/Nelson Panciatici/Ulysse de Pauw/Stuart White ficou com a média de 2’19″238.

As demais inscrições da classe que foram para o top 20 são o Lamborghini de Alex Fontana/Rolf Ineichen/Ricardo Feller com a 12ª média – e duas Mercedes-AMG, a primeira em 17º para o quarteto Petru Umbrarescu/Thomas Drouet/Simon Gachet/Konstantin Tereschenko (Team AKKA-ASP)  e a segunda em 20º, da Winward Racing com Russell Ward/Mikaël Grenier/Phillip Ellis.

Felipe Fraga e os parceiros Lucas Auer e Timur Boguslavskiy entraram também na disputa pela Super Pole: com a média de 2’19″589 (melhor volta em 2’18″914 no Q4), conseguiram a 13ª colocação.

Entre construtores, haverá portanto cinco Mercedes-AMG, um Aston Martin, dois Audis, duas BMWs, um Bentley, dois Porsches, quatro Lamborghinis, duas Ferraris e uma McLaren na Super Pole. Salvo engano, todas as marcas inscritas com pelo menos um carro representado.

Nas demais classes, já que mencionamos a Silver – a principal é a Pro – na Pro-Am a pole ficou com a Garage 59 e o Aston Martin #188 do quarteto Alexander West/Marvin Kirchhöfer/Chris Goodwin/Charlie Eastwood, com a marca de 2’20″594 – 32º tempo no combinado. Na Am Cup, que terá dois inscritos apenas, a Haegeli by T2 Racing largará de 52º com o Porsche #166 inscrito para Marc Basseng/Manuel Lauck/Dennis Busch/Pieder Decurtins.

Comentários