Toyota é pole novamente no WEC com “Pechito” López para as 6h de Monza

O imparável López comemora ao lado do seu GR010 Hybrid a pole para as 6h de Monza, terceira etapa do Mundial de Endurance em 2021

RIO DE JANEIRO  – Até agora o fim de semana das 6h de Monza no WEC é todo de José María “Pechito” López. O piloto argentino de 38 anos não foi superado em nenhum treino por qualquer piloto de qualquer equipe, inclusive da própria Toyota. Liderou todos os treinos livres com autoridade e hoje conquistou a pole position para a 3ª etapa do Mundial de Endurance, que larga neste domingo às 7h de Brasília.

“Pechito”, contudo, superou por margem mínima o neozelandês Brendon Hartley no outro carro do construtor oriental. A diferença foi de escassos sessenta e dois milésimos de segundo – 1’35″899 foi o tempo do sul-americano e 1’35″961 foi o que o “Kiwi” alcançou.

Pole em Portimão, a Alpine trabalhou bem após a batida no FP2 e o carro foi competitivo na qualificação: Nico Lapierre ficou a 0″222 da pole position, com o Glickenhaus guiado por Pipo Derani se garantindo em quarto e marcando, em dado momento da sessão de 10 minutos, a pole provisória. O outro modelo da Scuderia Glickenhaus, guiado por Richard Westbrook, foi atrapalhado por um acidente.

A pouco menos de 3min para o fim do treino, Stoffel Vandoorne perdeu o controle do #28 da JOTA, saindo fora da zebra no contorno da segunda perna de Lesmo. O belga acabou ejetado para o lado oposto da pista e bateu na barreira de proteção. No impacto, o carro rodopiou várias vezes em seu eixo e foi rechaçado para o meio da pista. O diretor de prova, o português Eduardo Freitas, deflagrou bandeira vermelha. Depois da interrupção, só havia tempo para uma única volta lançada e ninguém melhorou nada.

Charles Milesi foi beneficiado por uma bandeira vermelha no treino dos Hypercars e LMP2 e fez a pole em Monza para o Team WRT

O francês Charles Milesi reivindicou a pole position entre os 12 inscritos da LMP2, com o tempo de 1’38″527, igualmente superando o principal rival por margem mínima: o português Filipe Albuquerque, da United Autosports USA, foi superado pelo piloto do Team WRT por apenas trinta milésimos.

Felipe Nasr classificou o carro da Risi, que se prepara para as 24h de Le Mans, com a 5ª colocação, atrás também de Ben Hanley (DragonSpeed) e do velocíssimo Nyck de Vries (Racing Team Nederland). A marca do brasileiro foi 1’38″829.

Três por três: terceira pole em três etapas do WEC para Kévin Estre e a Porsche

Pela terceira prova seguida em 2021, Kévin Estre colocou o Porsche #92 que divide com Neel Jani na pole da LMGTE-PRO: o francês não teve a menor cerimônia em suplantar por apenas 0″065 o carro #51 da AF Corse com Ale Pier Guidi, enquanto Gianmaria Bruni ficou com o terceiro tempo e Daniel Serra, que fez a qualificação, acabou em quarto com 1’46″214.

Na LMGTE-AM, Ben Keating mostrou porque é o mais veloz e confiável dos gentleman drivers da categoria. Fez a pole position da divisão com o Aston Martin da TF Sport, marcando 1’47″272, praticamente sete décimos mais rápido que o carro da Cetilar Racing, guiado por Roberto Lacorte – que inclusive, por conta do lastro de performance, é o carro mais pesado do fim de semana com nada menos que 1305 kg.

A segunda posição deveria ser do #83 da AF Corse guiado por François Perrodo no qualifying, mas o tempo do carro que o francês divide com Nicklas Nielsen e Alessio Rovera foi excluído. Assim, a terceira posição ficou com o Porsche #56 do Team Project 1 guiado por Egidio Perfetti, com Christoph Ulrich em quarto no carro extra da AF Corse e o top 5 completado por Francesco Castellacci.

A eliminação do #83 de sua posição original elevou o Aston Martin da NorthWest AMR, dos brasileiros Augusto Farfus e Marcos Gomes, ao 7º lugar do plantel. Paul Dalla Lana fez o tempo de 1’48″457.

Dos dois carros destruídos em acidentes mais cedo, um irremediavelmente ficou fora: o carro #71 inscrito pela Inception w/Optimum Motorsport para Brendan Iribe/Ollie Milroy/Ben Barnicoat teve de fazer ‘forfait’ por conta dos extensos danos. Já o #60 da Iron Lynx acabou não marcando tempo: Claudio Schiavoni saiu apenas para uma volta de instalação, não se sentiu confortável e recolheu.

De acordo com as estratégias já traçadas pelas equipes para as 6h de Monza, André Negrão e Pipo Derani serão, dos sete brasileiros inscritos, os que vão largar. Farfus, Gomes e Fraga não podem por regulamento – os gentleman drivers têm de largar com os LMGTE-AM.  Nasr e Serra fizeram tomada de tempo, mas na hora da largada, darão lugar, respectivamente, a Oliver Jarvis e Miguel Molina.

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