ACO e FIA anunciam calendário de 2022 para o WEC e a entrada da GT3 a partir de 2024

SÃO PAULO – Na tradicional conferência de imprensa do Automobile Club de l’Ouest (ACO), organizador das 24h de Le Mans e também do Mundial de Endurance – este em parceria com a FIA – foram anunciados o calendário da 10ª temporada da nova fase da competição e também mudanças importantes de regulamento para o futuro.

Além da celebração da renovação da parceria entre ACO e IMSA para mais 10 anos, a começar pelo próximo, os franceses finalmente se renderam à evidência que o regulamento GT3 é o mais adequado às classes de Grã-Turismo e assim foi batido o martelo: em 2024, o formato atual de LMGTE-PRO e LMGTE-AM dará lugar a uma nova plataforma, porém sem envolvimento oficial de fábricas e regulamento desportivo Pro-Am. A medida também irá valer para o European Le Mans Series.

Enquanto isso, decidiu-se que a tentativa de fazer uma categoria de Esporte-Protótipos usando o hidrogênio como combustível mais ecológico inclusive do que a gasolina que a Total Energies, parceira do WEC e de Le Mans, vai apresentar para os próximos anos, ficará para 2025 e além.

A próxima temporada, ainda de transição de acordo com a convergência de regras entre a LMH do WEC e a futura LMDh da IMSA a partir de 2023, já tem calendário definido. Serão apenas seis provas, como foi previsto para este ano – e sem conflitos de datas com a IMSA.

O ACO pretende voltar a Sebring após dois anos fora por causa da Pandemia: a pista da Flórida abriria a temporada #10 em 18 de março com o evento ‘Super Sebring’ casado com a IMSA. Antes, as equipes têm a pista à disposição para o Prólogo.

As 6h de Spa-Francorchamps, tradicionalmente realizadas em maio, estão mantidas e as 24h de Le Mans de 2022 têm previsão de ocorrer em 11 e 12 de junho, seguidas das 6h de Monza em julho. Depois, o calendário retoma com intervalos de até dois meses por questões logísticas, para as corridas finais em Fuji (ausente nos dois últimos anos) e Bahrein, que encerra o campeonato em 12 de novembro com uma corrida de 8h de duração. Considerou-se a possibilidade de uma sétima data, mas depois foram levados em conta os custos e a ideia ficou para um próximo calendário.

Comentários