Para quem não viu: GT World Challenge Europe Sprint, rodada de Brands Hatch

RIO DE JANEIRO – A quarta e penúltima etapa do Fanatec GT World Challenge Europe powered by AWS na versão Sprint Cup foi realizada no tradicional circuito britânico de Brands Hatch – e a pista inglesa foi palco da definição de dois títulos, com uma corrida de antecipação.

Os belgas Dries Vanthoor e Charles Weerts repetiram a dose e são os novos bicampeões da série de corridas curtas com duração de 60 minutos. Com o Audi do time de Yves Weerts, René Verbist e Vincent Vosse – nem preciso dizer a sigla né? – eles ganharam a quinta corrida na temporada e terceira em sequência, graças a uma punição à Mercedes-AMG do Team AKKA-ASP conduzida por Raffaele Marciello.

É que “Lello” causou um fortíssimo acidente com a McLaren 720S GT3 da JOTA guiada por Ollie Wilkinson, que foi parar fora da pista – literalmente. Felizmente o piloto britânico saiu ileso dos destroços. Um terceiro carro envolvido no imbróglio foi a Ferrari #93 da Sky Tempesta Racing, guiada por Giorgio Roda, que apenas perdeu o controle da máquina. Marciello venceu na pista, mas na decisão dos comissários, ele e o russo Timur Boguslavskiy, seu parceiro de pilotagem, levaram um pênalti de 30 segundos e baixaram para 17º lugar.

Dessa forma, a dupla do Audi #32 carimbou a vitória e o título, seguidos por Luca Stolz/Maro Engel, com Mercedes-AMG e Frank Bird/Ryuchiro Tomita, noutro Audi da WRT – vencedores da Silver Cup derrotando a Madpanda de Ezequiel Pérez-Companc e Rik Breukers. Juuso Puhakka e Óscar Tunjo completaram o trio do pódio dessa subdivisão.

Na Pro-Am, a Barwell triunfou com Henrique Chaves e Miguel Ramos, terminando em 21º na geral, à frente de Louis Machiels/Andrea Bertolini e Alexander West/Jonathan Adam.

Na corrida #2, Engel/Stolz venceram e carimbaram a faixa de Weerts/Vanthoor, que terminaram em segundo. O pódio foi completado por outra dupla do Team AKKA-ASP, com o romeno Petru Umbrarescu e o francês Jules Gounon. Puhakka/Tunjo levaram a melhor na Silver Cup, com a 4ª posição geral, escudados por Bird/Tomita e Konstantin Tereschenko/Jim Pla, com mais uma Mercedes-AMG do time dirigido por Jerôme Policand.

Os portugueses Chaves e Ramos repetiram a dose, ganharam outra na Pro-Am e também chegaram a cinco triunfos em oito etapas. Chris Froggatt e Giorgio Roda desta vez chegaram em 2º, com West/Adam repetindo o pódio da primeira prova.

Com a corrida de Valencia por cumprir, o Team WRT já levou o título entre as equipes, ao somar 111,5 pontos após oito corridas e quatro rodadas. O time belga não pode mais ser alcançado pela Emil Frey Racing (76,5 pontos) e nem pela Toksport WRT (76). Entre os pilotos, Weerts/Vanthoor alcançaram 103,5 pontos e fecharam a conta – Stolz/Engel vêm em segundo com 61. Marciello/Boguslavskiy têm 52.

Na Silver Cup, o panorama não está definido diante dos resultados de Brands. Alex Fontana, da Emil Frey Racing, lidera sozinho por ter alinhado com parceiros diferentes. Ele tem 91 pontos somados contra 73,5 de Bird/Tomita e 69,5 de Puhakka/Tunjo.  Entre os times, a equipe de bandeira helvética lidera a série contra o Team WRT e a Toksport WRT.

Por fim, na Pro-Am, Chaves/Ramos vão para os embates finais na Espanha com 103,5 pontos no bolso do macacão, contra 89,5 de West/Adam e 88,5 de Valentin Pierburg e Dominik Baumann. A Barwell é, compreensivelmente, líder entre os times.

A final da série Sprint será no último fim de semana deste mês.

Comentários