Para quem não viu: GT4 European Series 2021, rodada do Nürburgring

RIO DE JANEIRO – Outra série que se encaminha para o encerramento da temporada 2021 é a do GT4 European Series. A penúltima de um total de seis provas foi realizada no início do mês no circuito alemão do Nürburgring, como preliminar do GT World Challenge Europe Endurance.

Quarenta e um carros foram inscritos e a vitória da prova #1 foi do Team Zakspeed – vocês não leram errado!, é aquela mesma equipe que esteve entre 1985 e 1989 no Mundial de Fórmula 1. Com um Mercedes-AMG GT4.R preparado pelo ateliê de Niederzissen, Théo Nouet e Jan Marschalkowski triunfaram após 28 voltas e 60 minutos de prova, levando também a divisão Silver Cup.

Charlie Fagg/Bailey Voisin (United Autosports) ficaram em 2º com o McLaren 570S GT4 do time de Richard Dean e Zak Brown, trazendo logo a seguir o outro carro do time de bandeira britânica, com Dean McDonald/Gus Bowers.

Com o 8º lugar na primeira prova da programação, Fabien Michal e Grégory Gulivert levaram por antecipação de três corridas o troféu de campeões da série na subclasse Pro-Am, a bordo do Audi R8 LMS GT4 da Saintéloc Junior Team. O Team Fullmotorsport ganhou na divisão Am com Christophe Hamon e Jean-Luc Blanchemain, que fecharam a prova em 22º noutro Audi.

Na corrida #2, venceu a United em dobradinha – McDonald/Bowers chegaram ao primeiro triunfo do ano, com mais um 2º lugar na conta de Voisin/Fagg e um excelente terceiro lugar na conta de Nouet/Marschalkowski.

O resultado decidiu o título de equipes, pois restando 50 pontos em jogo, a United Autosports soma 192 e tem cinquenta e três de frente para a CMR, vice-líder da classificação. Entre os pilotos, nada decidido: Voisin e Fagg têm 44 de frente para os rivais mais próximos, Antoine Potty/Stéphane Lémeret.

Alexander Hartvig e o experiente Joël Camathias levaram a melhor na disputa da Pro-Am com o Porsche 718 Cayman da Allied Racing, esquecendo um pouco os problemas da véspera, quando a dupla também poderia ter ganho e um erro na janela de pit stop custou à dupla os pontos máximos da corrida #1. A dupla Hamon/Blanchemain voltou ao topo do pódio na Am e também levou o caneco da temporada 2021 por antecipação.

O campeonato termina no segundo fim de semana de outubro, quando se realiza no Circuito da Catalunha a final do GT World Challenge Europe Endurance, com os 1000 km de Barcelona.

Comentários