Vitória e título antecipado para o Team WRT no European Le Mans Series

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SÃO PAULO – O velho clichê se manifesta: nada como um dia após o outro, nada como uma corrida após a outra. Depois do que aconteceu nas 24h de Le Mans, quando o carro apagou na última volta, Robert Kubica, Yifei Ye e Louis Déletraz deram hoje a chamada ‘volta por cima’. A trinca do Team WRT venceu há pouco as 4h de Spa-Francorchamps, na corrida ‘caseira’ do time de Yves Weerts, René Verbist e Vincent Vosse. Como efeito, a trinca do carro #41 e a equipe belga conquistaram por antecipação o título da temporada 2021 do European Le Mans Series.

Com a terceira vitória em cinco provas, o trio foi beneficiado pelo abandono logo na primeira volta da disputa do #26 da G-Drive Racing, que ainda poderia evitar o título antecipado do time rival. A equipe russa perdeu suas chances na sequência de um contato entre Roman Rusinov e o turco Salih Yoluç, do Racing Team Turkey – que abandonaria pouco depois noutro incidente, no caso uma rodada.

Kubica guiou nos primeiros stints e cedeu o volante ao chinês Ye, que estendeu a vantagem do #41 para cima do #32 da United Autosports, que conseguiu largar após uma tremenda ‘panca’ de Nico Jamin no treino classificatório. O oriental sustentou a ponta mesmo com a pressão do venezuelano Manuel Maldonado, que deixaria o cockpit no final para o holandês Job Van Uitert, com Louis Déletraz assumindo o carro líder faltando 49 minutos para o final.

Só que o #32 perdeu terreno e a Duqueine, do trio Tristan Gommendy/René Binder/Memo Rojas Jr., avançou e chegou ao 2º lugar, seguida da Panis Racing com o carro vencedor das 4h de Monza e a Cool Racing, que largara na pole position e ganhou quase sem oposição na divisão Pro-Am.

A dúvida era se o #41 precisaria de uma última parada extra por conta do combustível, mas não foi necessário: um acidente com Christophe Cresp no complexo Eau Rouge-Raidillon, só para variar um pouquinho, levou a direção de prova comandada por Eduardo Freitas a deflagrar um período de FCY e assim Déletraz poupou combustível de forma suficiente para poder completar a corrida com o que restava no tanque e cruzar com 5″318 de frente para a Duqueine, com a Panis Racing fechando o pódio.

Na classe LMP3, a DKR Engineering, do vizinho Grão-Ducado de Luxemburgo, chegou à terceira vitória seguida na temporada. Laurents Hörr e o parceiro Mathieu de Barbuat fizeram a equipe comandada por Kendy Janclaes subir para 92 pontos com a pontuação máxima do fim de semana – vitória + pole position – reduzindo para seis unidades a distância em relação à trinca da Cool Racing, vencedora das duas primeiras etapas.

Matt Bell/Nicklas Krütten/Nicolas Maulini tiveram trabalho para conseguir o segundo degrau do pódio, já que o FCY beneficiou o #2 do trio Wayne Boyd/Robert Wheldon/Edouard Cauhaupe e a United Autosports, por somente 1″341, não fez com que a distância entre líderes e vice-líderes diminuísse ainda mais. Claro está, a decisão do campeonato ficou para Portimão.

Na subclasse LMGTE, a AF Corse faturou a corrida num 1-2-3 do modelo 488 GTE EVO da Ferrari, com o triunfo de François Perrodo/Alessio Rovera/Manu Collard. Foi a segunda vitória do #88 e – mesmo com uma corrida a menos que os rivais – acabou sendo o suficiente para a equipe italiana assumir a liderança do campeonato com 106 pontos contra 101 do trio da então líder Iron Lynx, que chegou em segundo.

Será um mano-a-mano entre as duas equipes na última etapa, já que o #55 da Spirit of Race, que poderia reunir chances matemáticas, não completou a corrida e estacionou em 77 pontos na tabela. A boa nova foi o primeiro pódio das “Iron Dames” na Ferrari #83, após uma luta renhida com o Porsche #93 pole position, do trio Richard Lietz/Michael Fassbender/Felipe Fernandez Laser.

Comentários

  • que bom saber das vitórias do kubica, ele merece cada uma delas…

    mattar, queria dar os parabéns a vocês pela transmissão de ontem, foi ao mesmo tempo divertida e técnica, com as informações misturadas com as brincadeiras com cultura pop…

    a indy esse ano está muito boa de acompanhar, tanto pelo campeonato em si quanto pelas transmissões…