FIA WEC: Toyota domina sessões de treinos livres para as 6h do Bahrein

RIO DE JANEIRO – Após três sessões de treinos livres e preparação para as 6h do Bahrein, que terão a definição do grid nesta sexta para a corrida de amanhã – com largada às 5h da manhã de Brasília (11h locais) – a Toyota ratifica o favoritismo para a 5ª etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) no ano de 2021.

Kamui Kobayashi fez o melhor tempo no combinado das sessões – 1’48″978, para os 5,412 km do circuito de Sakhir, comandando dois dos três treinos livres realizados nesse fim de semana. No de ontem, que abriu os trabalhos com a pista ainda muito suja e com pouco ou nenhum emborrachamento de pneus, Sébastien Buemi foi o mais veloz, na casa de 1’52”.

O #8, que segundo Brendon Hartley não tem “mais nada a perder” na batalha pelo título, que é interna entre as trincas do construtor oriental (nove pontos separam os dois trios), ficou em segundo no combinado – o neozelandês fez o melhor giro do carro na casa de 1’49”, enquanto o Alpine A480 LMP1 andou em 1’50″166 com André Negrão – a Signatech Alpine inclusive anunciou nesta sexta-feira que a equipe prosseguirá com o protótipo em 2022, mesmo já sendo um carro com quatro anos de uso.

Na LMP2, Tom Blomqvist tem até aqui o melhor tempo do fim de semana – 1’50″199, quase oito décimos abaixo do português Filipe Albuquerque, campeão mundial na última temporada. Charles Milesi registrou a 3ª marca com o carro do Team WRT vencedor em Le Mans no último evento do campeonato, seguido por Antônio Félix da Costa no segundo carro do Team JOTA e Loïc Duval, com o quinto tempo, foi o mais rápido dos LMP2 Pro-Am.

Com o BoP de última hora que prejudica a Ferrari e a equipe AF Corse, a Porsche larga como favorita na esvaziada LMGTE-PRO: Kévin Estre fez 1’56″411 como melhor volta dos treinos livres na categoria e Gianmaria Bruni andou em 1’56″658. Só para que vocês tenham ideia, a melhor volta da Ferrari que ficou em 3º no combinado, com Ale Pier Guidi, foi 1’58″399. Daniel Serra, que guia a #52 com Miguel Molina, fez 1’59″776 no FP2.

A lista de inscritos da LMGTE-AM sofreu um desfalque que diminuiu o plantel total para 31 carros no Bahrein – mas nada que abale a cotação do dólar: sem pilotos disponíveis, o Team Project 1 cancelou a participação do Porsche #46.

E foi a equipe alemã que estabeleceu a melhor volta das sessões livres, com Matteo Cairoli marcando 1’58″015, oito décimos abaixo de outro Porsche – o #88 da Dempsey-Proton guiado por Julien Andlauer. Felipe Fraga também andou na casa de 1’58” e foi o terceiro mais veloz do lote de pilotos da categoria.

No outro carro com brasileiros e inscrito nessa divisão, o #98 da NorthWest AMR, Marcos Gomes deu 36 voltas no combinado das sessões e registrou 2’00″236. Augusto Farfus não andou no FP3 de hoje e percorreu 22 voltas – a melhor em 2’00″392. O ritmo de Paul Dalla Lana não esteve tão longe: o gentleman driver canadense marcou 2’00″722.

Entre os pilotos bronze, Rino Mastronardi acabou sendo o melhor, com 1’59″787 a bordo do #60 da Iron Lynx. Ele substitui Claudio Schiavoni neste fim de semana após o pódio conquistado em Le Mans na trinca com Callum Ilott e Matteo Cressoni.

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