FIA WEC: Toyota domina sessões de treinos livres para as 6h do Bahrein

F

RIO DE JANEIRO – Após três sessões de treinos livres e preparação para as 6h do Bahrein, que terão a definição do grid nesta sexta para a corrida de amanhã – com largada às 5h da manhã de Brasília (11h locais) – a Toyota ratifica o favoritismo para a 5ª etapa do Mundial de Endurance (FIA WEC) no ano de 2021.

Kamui Kobayashi fez o melhor tempo no combinado das sessões – 1’48″978, para os 5,412 km do circuito de Sakhir, comandando dois dos três treinos livres realizados nesse fim de semana. No de ontem, que abriu os trabalhos com a pista ainda muito suja e com pouco ou nenhum emborrachamento de pneus, Sébastien Buemi foi o mais veloz, na casa de 1’52”.

O #8, que segundo Brendon Hartley não tem “mais nada a perder” na batalha pelo título, que é interna entre as trincas do construtor oriental (nove pontos separam os dois trios), ficou em segundo no combinado – o neozelandês fez o melhor giro do carro na casa de 1’49”, enquanto o Alpine A480 LMP1 andou em 1’50″166 com André Negrão – a Signatech Alpine inclusive anunciou nesta sexta-feira que a equipe prosseguirá com o protótipo em 2022, mesmo já sendo um carro com quatro anos de uso.

Na LMP2, Tom Blomqvist tem até aqui o melhor tempo do fim de semana – 1’50″199, quase oito décimos abaixo do português Filipe Albuquerque, campeão mundial na última temporada. Charles Milesi registrou a 3ª marca com o carro do Team WRT vencedor em Le Mans no último evento do campeonato, seguido por Antônio Félix da Costa no segundo carro do Team JOTA e Loïc Duval, com o quinto tempo, foi o mais rápido dos LMP2 Pro-Am.

Com o BoP de última hora que prejudica a Ferrari e a equipe AF Corse, a Porsche larga como favorita na esvaziada LMGTE-PRO: Kévin Estre fez 1’56″411 como melhor volta dos treinos livres na categoria e Gianmaria Bruni andou em 1’56″658. Só para que vocês tenham ideia, a melhor volta da Ferrari que ficou em 3º no combinado, com Ale Pier Guidi, foi 1’58″399. Daniel Serra, que guia a #52 com Miguel Molina, fez 1’59″776 no FP2.

A lista de inscritos da LMGTE-AM sofreu um desfalque que diminuiu o plantel total para 31 carros no Bahrein – mas nada que abale a cotação do dólar: sem pilotos disponíveis, o Team Project 1 cancelou a participação do Porsche #46.

E foi a equipe alemã que estabeleceu a melhor volta das sessões livres, com Matteo Cairoli marcando 1’58″015, oito décimos abaixo de outro Porsche – o #88 da Dempsey-Proton guiado por Julien Andlauer. Felipe Fraga também andou na casa de 1’58” e foi o terceiro mais veloz do lote de pilotos da categoria.

No outro carro com brasileiros e inscrito nessa divisão, o #98 da NorthWest AMR, Marcos Gomes deu 36 voltas no combinado das sessões e registrou 2’00″236. Augusto Farfus não andou no FP3 de hoje e percorreu 22 voltas – a melhor em 2’00″392. O ritmo de Paul Dalla Lana não esteve tão longe: o gentleman driver canadense marcou 2’00″722.

Entre os pilotos bronze, Rino Mastronardi acabou sendo o melhor, com 1’59″787 a bordo do #60 da Iron Lynx. Ele substitui Claudio Schiavoni neste fim de semana após o pódio conquistado em Le Mans na trinca com Callum Ilott e Matteo Cressoni.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames