Super GT: Tom’s é campeã e Subaru leva troféu da GT300

RIO DE JANEIRO – O blog não pode deixar de registrar o término da temporada 2021 do Super GT japonês, que finalizou um certame com oito provas e muitas dificuldades por conta da Pandemia, com uma prova realizada no último dia 28 de novembro no Fuji Speedway.

A dupla formada por Yuhi Sekiguchi e Sho Tsuboi levou o título do campeonato na classe GT500 com uma vitória conquistada em dobradinha com o outro carro do Team Tom’s, este guiado por Sacha Fenestraz e Ryo Hirakawa, o novo piloto da Toyota no FIA WEC. Cinco dos seis Supra do construtor nipônico terminaram no top 5, com o carro da X Prime guiado por Kazuya Oshima e Kenta Yamashita fechando o pódio. A SARD ficou em quarto e a Cerumo em quinto.

A etapa de Fuji não só marcou a despedida de Hirakawa da categoria: Heikki Kövalainen, o antigo piloto de Fórmula 1 e também campeão do Super GT há alguns anos, decidiu retornar à Finlândia para disputar provas de Rally. O nórdico fechou o ano em quarto na derradeira prova em parceria com Yuichi Nakayama.

Com a vitória na última prova, Tsuboi/Sekiguchi derrotaram por quatro pontos – 64 a 60 – os vice-campeões Tomoki Nojiri e Nirei Fukuzumi, única dupla que venceu duas vezes na temporada.

Quem também não volta ao Super GT a exemplo de Kövalainen é Bertrand Baguette: após muitos anos no Oriente, o belga de 35 anos deixa o posto de piloto da Honda.

Na próxima temporada, com a saída de Hirakawa e a aposentadoria de Kazuki Nakajima, a Toyota já definiu suas formações na GT500, com Giuliano Alesi promovido ao Team Tom’s como o novo parceiro de Sho Tsuboi. Sekiguchi será o novo colega de Yuichi Nakayama e Ritomo Miyata ascende à vaga de Hirakawa, como parceiro de Sacha Fenestraz.

Nas demais escuderias, a Bandoh terá Sena Sakaguchi na dupla com Yuji Kunimoto e a Cerumo alinhará Yuji Tachikawa e Hiroaki Ishiura num dos carros e o segundo, na parceria com a X Prime, terá Kazuya Oshima e Kenta Yamashita.

A Nissan aposentará o GT-R Nismo após esta temporada e já confirmou que o modelo Z será seu sucessor.

Na GT300, o último triunfo do ano foi do Lexus RC-F GT3 da dupla Hiroki Yoshimoto e Shunsuke Konno, da equipe Syntium LM Corsa. Com duas vitórias, eles foram os que mais provas ganharam em 2021, mas por conta da irregularidade que lhes custou pontos em quatro eventos eles ficaram apenas em 3º na classificação final dos pilotos.

O título foi conquistado por Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi com o Subaru BRZ da R&D Sport. O modelo com motor boxer de cilindros opostos é exclusivo do GT300, construído com anuência da JAF, a Federação local de automobilismo. Com uma vitória em Sugo e quatro pódios, inclusive na última corrida, a dupla fez 67 pontos contra 55 do brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Kiyoto Fujinami, que ficaram com o vice após o título do ano passado. A dupla da equipe Realize Advan Kondo terminou em quinto na última corrida da temporada.

Comentários