Asian Le Mans Series com 36 carros full season em 2022

RIO DE JANEIRO – Repetindo o mesmo esquema do ano passado por conta da Pandemia do Covid-19 e concentrando o calendário de provas em dois finais de semana com quatro corridas, duas rodadas duplas, dois circuitos (Dubai e Yas Marina) e um único país – os Emirados Árabes Unidos – o Asian Le Mans Series começa em 10 dias a temporada 2022, onde as equipes concorrem a vagas diretas às 24h de Le Mans.

Para as 4h de Dubai serão 36 carros e a adição de um protótipo LMP2 da United Autosports nas duas rodadas finais em Abu Dhabi, posto que o novato Josh Pierson, que ainda não completou 16 anos, não terá a idade mínima para disputar as etapas do fim de semana de 12 e 13 de fevereiro.

O total de carros contempla somente quatro Esporte-Protótipos LMP2, nove LMP3 e deslumbrantes 23 modelos Grã-Turismo, inscritos por nada menos que dezessete escuderias diferentes, envolvendo Mercedes-AMG, McLaren, Porsche, Ferrari, BMW, Audi e Aston Martin – sete marcas no total.

Os times LMP2 inscritos para as quatro etapas são a Nielsen Racing, a Graff da França, a ARC Bratislava e a High Class Racing – estas últimas três com tripulações mesclando pilotos prata e bronze. Haverá pelo menos dois construtores, pois a ARC Bratislava vai de Ligier e as adversárias de Oreca.

A Nielsen será a única equipe a fazer LMP2 e LMP3, enquanto a G-Drive, campeã da série ano passado na divisão principal, terá um LMP3 desta vez para Fabrice Rosseto, Xavier Lloveras e o russo Vyacheslav Gulak. Dos times inscritos, só a espanhola CD Sport terá dois carros e três fabricantes estão confirmados: Ligier com cinco unidades, Duqueine com três e Ginetta com um.

Esse ‘um’ da Ginetta é da Konrad Motorsport, tradicional escuderia do folclórico austríaco Franz Konrad, que inclusive esteve aqui disputando algumas vezes a Mil Milhas Brasileiras com seus Saleen S7-R nos anos 2000 – e que volta às provas de Protótipos com o próprio Franz, hoje com 70 anos de idade e o sul-africano Jordan Claus Grogor, três décadas mais jovem.

A divisão de GT conta também com uma subclasse para as tripulações prata e bronze, com quatro inscrições regulares. E vários pilotos conhecidos das provas de longa duração ou de outras categorias: Hubert Haupt e Arjun Maini (HRT), Ben Barnicoat (Inception), Ben Barker (Dinamic Motorsport), Vincent Abril e Ale Pier Guidi (AF Corse), Mikaël Grenier (SPS Automotive Performance), Marco Seefried, Yifei Ye e Klaus Bachler (Herberth Motorsport), Nicky Catsburg (Walkenhorst), Andrew Watson (Optimum), Peter Kox (S’Aalocin by Kox Racing), Rino Mastronardi e Davide Rigon (Rinaldi Racing), Marvin Kirchofer, Manuel Maldonado e James Vowles – sim, ele mesmo do ‘Valtteri, it’s James’ (Garage 59), Charlie Eastwood (Oman Racing), Mikkel Jensen (Kessel Racing), Tom Gamble e Tomonobu Fujii (D’Station Racing), Jonathan Adam e Henrique Chaves (TF Sport).

A lista inicial de entradas teria 39 carros, mas cinco das inscrições anunciadas não se concretizaram, sendo uma na LMP3 e quatro na GT, sendo uma da equipe YC Panda Racing, o Aston Martin da Evisu Racing, um segundo Mercedes-AMG da SPS Automotive Performance e o que seria um terceiro carro da AF Corse, com o dorsal #61. Menos mal que a Dinamic Motorsport confirmou seu Porsche e a Attempto, cliente Audi Sport, inscreveu um segundo R8 LMS GT3 EVO2. A BHK Motorsports retirou sua entrada na LMP3.

São seis as vagas diretas que contemplam os times inscritos na competição para a disputa da 90ª 24h de Le Mans em junho próximo – duas na LMP2 para as equipes campeãs nas classes LMP2 e LMP3 e quatro na LMGTE-AM, para as equipes melhor classificadas na série. Se os times vão honrar os convites automáticos, já é outra história.

Por enquanto, há os 39 competidores de ofício do WEC confirmados, mais um possível terceiro carro da Iron Lynx na LMGTE-AM e a inscrição que Rob Ferriol fará com o Team Hardpoint na mesma categoria, A Riley Motorsports anunciou a intenção de ter uma Ferrari 488 GTE EVO na LMGTE-PRO, além da Corvette Racing, que deve ter um segundo carro na mesma classe. A Glickenhaus terá um carro extra na Hypercar – que deverá estar presente nas 6h de Spa-Francorchamps, segunda prova do Mundial.

Comentários