European Le Mans Series: grid lotado com 42 carros para o ano de 2022

RIO DE JANEIRO  – É disso que o povo gosta: grid cheio e com muitas novidades para o ano de 2022 do European Le Mans Series, cujo campeonato de seis etapas começa em abril com os testes coletivos e a disputa da etapa inicial em Paul Ricard, na França, contemplando ainda eventos em Imola, Barcelona, Hungaroring, Spa-Francorchamps e, por fim, em Portimão, no Algarve.

A Le Mans Endurance Management (LMEM) pôde confirmar que um total de 42 carros se inscreveu para a temporada completa, sendo 29 Esporte-Protótipos e 13 modelos Grã-Turismo – o que é uma pista do que pode acontecer no último ano em que os LMGTE dentro do atual regulamento vão representar na série, antes da transição para o regulamento FIA GT3 que será adotado a partir de 2024.

O plantel é visivelmente alentado, com pilotos de alto nível, mas o número de construtores envolvidos é de apenas seis: Oreca, Ligier, Duqueine, Ferrari, Porsche e Aston Martin.

Na LMP2, com o total recorde de 17 inscrições, há novidades: a Prema estará também na série europeia tanto quanto no Mundial, trazendo Juan Manuel Correa como único piloto confirmado; além dela, a Mühlner Motorsport faz a transição para a principal categoria do certame, após anos de experiência com os LMP3 nos EUA e Europa, além da participação da Nielsen Racing e do Team Virage, da Polônia.

A AF Corse também estará, assim como a Prema, dividida entre WEC e ELMS – outras organizações que vão dividir forças serão a United Autosports (este ano reduzida a apenas um carro no Europeu), a Inter Europol Competition e a G-Drive Racing, que se estabelece com dois protótipos – um deles inscrito sob a tutela da Algarve Pro Racing.

A TDS Racing traz como novidade uma parceria com a Vaillante, que esteve com seu nome nos protótipos da Rebellion campeões com Bruno Senna na LMP2 em 2017 e retorna num carro da subclasse LMP2 Pro-Am (com pelo menos um piloto de graduação bronze na formação), contando com sete inscritos.

Os brasileiros Pietro Fittipaldi e Augusto Farfus estão confirmados – embora o nome deste último não conste da relação divulgada hoje. Mas a BHK Motorsport garante que o curitibano fará parte do lineup do carro #35. Pietro alinhará no #43 da Inter Europol junto a David Heinemeier-Hänsson e Fabio Scherer.

Além da estreia de Juan Manuel Correa e do retorno dos brasileiros, outras novidades nos lineups são a subida de Matthias Kaiser para a Mühlner na LMP2; a Nielsen com o mesmo trio que vem disputando o Asian Le Mans Series (Rodrigo Sales/Matt Bell/Ben Hanley); Alex Peroni e James Allen na G-Drive no #25; Reshad de Gerus como o estreante da Duqueine; o #31 com Philippe Cimadomo, Timjen Van der Helm e Mathias Beche; Niklas Krütten e Yifei Ye como as novas apostas da COOL Racing; Sophia Flörsch agora no projeto da G-Drive Racing junto a Roman Rusinov e um piloto ainda a definir no #53 e Job Van Uitert como o novo recruta da Panis Racing.

A notar que entre os times presentes ano passado, a DragonSpeed está fora e não haverá também o segundo carro da IDEC, além da ausência do Team WRT, que se concentra no Mundial este ano. Os franceses da Ultimate igualmente ‘subiram’ para o WEC.

Na LMP3, oito equipes têm participação confirmada em 2022. Em relação à temporada passada, quatro times não regressam – MV2S, Graff, Racing Experience e Villorba Corse – sem contar que o Team Virage sobe para a LMP2. United Autosports, G-Drive, Inter Europol e Nielsen estarão divididas entre as duas classes de Protótipos da competição.

Somente a DKR Engineering, atual campeã da divisão, vai com o modelo Duqueine D30-M08, sendo os demais onze inscritos com Ligier JS P320. A United Autosports promove os campeões do GT4 European Series – Josh Caygill e Bailey Voisin – além de trazer o promissor holandês Kay Van Berlo, campeão em título do Porsche Carrera Cup North America.

Outras caras novas na série são o belga Tom Van Rompuy (DKR Engineering); o argentino Marcos Siebert (Eurointernational); Glen Van Berlo – irmão de Kay Van Berlo e Evgeny Kireev na G-Drive Racing; o chileno Nico Pino e o francês Noam Abramczyk na Inter Europol Competition; Horst Felbermayr Jr., Valentino Catalano e Austin McCusker num dos carros da RLR MSport; Maurice Smith, Antoine Doquin e Jean-Ludovic Foubert se juntando a Nicolas Maulini, Michael Benham e Malthe Jakobsen, bem mais experientes e ‘rodados’ no ELMS, via Cool Racing.

Dos 13 GTE confirmados para a temporada, a Ferrari tem oito unidades, a Porsche três e a Aston Martin responde por dois carros do plantel que conta com oito escuderias garantidas a tempo pleno.

Visando mais uma participação nas 24h de Le Mans, a Absolute Racing terá um Porsche 911 RSR-19 onde o indonésio Andrew Haryanto é por enquanto o único piloto assegurado. Equipe do ex-piloto de Motocross Michele Rinaldi, a Rinaldi Racing volta ao ELMS com duas Ferrari e formações quase definidas, restando conhecer o parceiro de Pierre Ehret e do novato argentino Nicolas Varrone. No outro carro, estarão “Christian Hook”, Patrick Kujala e Fabrizio Crestani.

Braço suíço da AF Corse (que inclusive não terá carros sob seu próprio nome este ano na LMGTE), a Spirit of Race terá sua mais do que usual inscrição com Duncan Cameron, Matt Griffin e o sul-africano David Perel. A Kessel Racing é outra que terá os modelos de Maranello: Takeshi Kimura vai no #57 em parceria com a japonesa CarGuy após a recusa de inscrição para o WEC e o #74 terá o polonês Michael Broniszewski.

A IronLynx aposta novamente nas “Iron Dames” e o #83 será capitaneado pela suíça Rahel Frey, cabendo o #60 por enquanto ao piloto bronze Claudio Schiavoni. A última cliente da marca italiana confirmada é a britânica JMW Motorsport, que apresenta como único piloto o diletante italiano Giacomo Petrobelli, de 46 anos.

Na Proton Competition, poucas novidades até o momento: Christian Ried e Gianmaria Bruni são os nomes garantidos no #77 do time alemão e o #93 terá Richard Lietz e, pelo terceiro ano, o ator de Hollywood Michael Fassbender, que persegue o sonho de estrear nas 24h de Le Mans – talvez esse ano esse sonho seja real. A ver…

Por fim, a TF Sport fechou uma parceria com a Oman Racing, assegurando os dois Aston Martin do lote, trazendo os estreantes Sam de Haan e Ahmad Al Harthy para o carro #69 na trinca com Marco Sörensen, bem como o português Henrique Chaves no #95, para dividir o cockpit do segundo bólido com Jonathan Adam e o fraquíssimo piloto bronze John Hartshorne.

Por ter sido atingido um total superior a 12 carros nas três divisões, o ELMS apresentará seis convites automáticos para a edição do centenário da primeira disputa das 24h de Le Mans em 2023 – pela primeira vez, serão três convites na LMGTE-AM (que responderá pela única disputa de Grã-Turismo no próximo ano), além de duas vagas diretas para a LMP2 e uma na LMP3 – a campeã pode optar por LMP2 ou LMGTE-AM.

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