Super GT confirma 43 inscritos para temporada 2022

RIO DE JANEIRO – Com início previsto para 17 de abril na pista de Okayama, a temporada de 2022 do Super GT japonês terá 43 inscritos. São 15 os modelos GT500 dos construtores Honda, Toyota e Nissan, além de vinte e oito carros enquadrados na subclasse GT300, com os modelos do regulamento FIA, os “Mother Chassis” construídos pela Dome a pedido da GTA, organizadora do certame. e os homologados apenas e tão somente pela JAF – a autoridade local do automobilismo.

Após Honda e Toyota atualizarem seus modelos na GT500, chegou a vez da Nissan, que substitui o GT-R Nismo GT500 utilizado até o último campeonato pelo modelo Fairlady Z, de muita tradição na montadora oriental. A competição continua exibindo a guerra de pneus entre quatro fabricantes diferentes – Michelin, Dunlop, Bridgestone e Yokohama – e nas equipes da classe principal figuram quatro estrangeiros somente para este campeonato: os franceses Giuliano Alesi e Sacha Fenestraz defendendo a Toyota; o belga Bertrand Baguette de casa nova, após trocar a Honda pela Nissan – e o mais antigo dos ‘gaijins’ da categoria, o italiano Ronnie Quintarelli, também de Nissan.

Campeã ano passado com Yuhi Sekiguchi (que defenderá o Team SARD) e Sho Tsuboi, a Tom’s optou por não usar o dorsal #1 na defesa de seu título na GT500 em 2022. Mantém o carro #36 com Tsuboi ao lado agora de Alesi e no #37, com Ryo Hirakawa migrando para o FIA WEC, Fenestraz correrá com Ritomo Miyata, que era do Team Bandoh.

Na GT300, são dez as marcas presentes – Toyota (Lexus, inclusive), Subaru, Nissan, Honda, Audi, Ferrari, BMW, Lamborghini e Mercedes-AMG, alinhando um total de 13 modelos diferentes – só a Toyota tem quatro. Duas equipes que participaram do último campeonato não voltam neste ano: a Hitotsuyama Racing e o Arto Panther Team Thailand – esta escuderia sai por conta das incertezas da Pandemia, inclusive era a única equipe de fora do país na competição. Em contrapartida, a Shade Racing vem do Super Taikyu Series com um Toyota GR86 GT300.

O único Mother Chassis presente em 2022 será da Arnage Racing – a Muta Racing by Inging tinha um Lotus Évora MC, trocado por um Toyota.

Na lista de entradas, os únicos estrangeiros são justamente os dois brasileiros confirmados na categoria: campeão de 2020 na GT300, João Paulo de Oliveira vai para o terceiro ano junto a Kiyoto Fujinami com o #56 da Realize Kondo. Augusto Farfus, o incansável, aceitou o convite para se juntar a Seiji Ara para competir com a BMW M4 GT3 do Team Studie.

Comentários

  • Bela atualização das informações!
    Campeonato bem recheado, os japoneses são espertos em manter duas categorias competindo juntas, ao contrário dos alemães, que viram minguar o DTM na sua forma original. Não dá para sustentar apenas com os carros caríssimos da categoria superior, imagino eu.
    Augusto terá muito trabalho para afinar o M4, que tomou um baile em Daytona.