FIA WEC, 1000 Milhas de Sebring – Glickenhaus e Pla prevalecem em último treino livre

RIO DE JANEIRO  – Surpresa à vista para a pole position das 1000 Milhas de Sebring, abertura da temporada #10 do Mundial de Endurance (FIA WEC)? Pois assim é, se lhe parece: outra vez os Hypercars sem sistemas híbridos prevaleceram ante os Toyota e novamente a Glickenhaus colocou seu 007 LMH no topo da tabela de tempos.

Olivier Pla estabeleceu a melhor volta do dia em 1’49″261, quatro décimos abaixo do Alpine A480 Gibson LMP1 guiado por Nico Lapierre. Os GR010 Hybrid não foram além de quinto e oitavo na geral – a melhor volta foi do #7 em 1’50″169. A diferença não é grande e ainda é possível que vejamos os Toyota na pole position com regime máximo de potência e pneus novos. Vamos aguardar…

Filipe Albuquerque mostrou a velocidade costumeira e foi terceiro colocado geral e primeiro entre os 15 LMP2 inscritos, marcando 1’49″745, 0″135 abaixo do compatriota Antonio Félix da Costa. Paul Di Resta, no segundo carro da United Autosports, estabeleceu a terceira melhor marca e Nicklas Nielsen, da AF Corse, ficou à frente entre os que guiam protótipos LMP2 Pro-Am, com pilotos bronze na tripulação.

A Porsche fez 1-2 na LMGTE-PRO com Michael Christensen outra vez dando as cartas a bordo do #92 do construtor germânico – 1’57″448 contra 1’57″672 de Gianmaria Bruni. Nick Tandy foi o 3º colocado com o Corvette C8.R, adiante das duas Ferrari 488 GTE EVO da AF Corse.

Por fim, o plantel da LMGTE-AM foi liderado pelo #46 de Matteo Cairoli – que num LMGTE-AM foi mais rápido que pelo menos uma das Ferrari da LMGTE-PRO nesse TL3. Cairoli virou 0″409 abaixo do #77 do novato Seb Priaulx, da Dempsey-Proton, enquanto a terceira marca do dia foi do Aston Martin com Nicki Thiim a bordo.

Entre os bronze da divisão, o mais rápido até agora foi Niki Leutwiler, marcando 2’00″537 com o Porsche que dividirá junto a Cairoli e ao dinamarquês Mikkel O. Pedersen.

A sessão de classificação para a definição do grid das 1000 Milhas de Sebring será hoje às 20h de Brasília (19h locais), com 10 minutos de duração para LMGTE-PRO e LMGTE-AM e mais 10 para Hypercar e LMP2.

Comentários