“Razões administrativas” adiam anúncio de inscritos das 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Prevista para ontem, a divulgação da lista de entradas da 90ª edição das 24h de Le Mans foi adiada. Segundo o Automobile Club de l’Ouest (ACO), que organiza o evento – integrante do calendário do FIA WEC, o Campeonato Mundial de Endurance, o adiamento se deu por ‘razões administrativas’.

As tais ‘razões administrativas’ dizem respeito à crise que se instaurou entre Rússia e Ucrânia, com a invasão de tropas ordenada por Vladimir Putin no território vizinho e no pais presidido por Volodymyr Zelensky. O conflito armado, que já dura perto de uma semana e provocou a morte de mais de uma centena de civis, deflagrou uma série de problemas para os russos – de ordem política, econômica e esportiva, também.

O país já perdeu a sede da final da Liga dos Campeões da Europa, foi banido das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 (jogaria uma repescagem contra a Polônia), o Spartak Moscou foi excluído da UEFA Europa League e o COI sugere que seus filiados tomem providências. A FIA é filiada ao COI: na Fórmula 1, pelo menos, já houve uma nota de repúdio mas o Liberty Media ainda não cancelou a corrida prevista para Sóchi.

E parece que com relação às 24h de Le Mans, o ACO tem um pepino para resolver: o WEC tem uma equipe que corre sem a bandeira da Rússia mas como “Federação Russa”, que é a G-Drive Racing, do grupo Gazprom. Esse time, com o suporte da organização portuguesa Algarve Pro Racing, sediada em Albufeira, teria como pilotos James Allen, René Binder e o russo Daniil Kvyat, antigo integrante das equipes Red Bull e Toro Rosso na Fórmula 1.

A G-Drive Racing, por força da inscrição full-season do time no Mundial de Endurance, estaria presente nas 24h de Le Mans com pelo menos um carro – podendo ter dois, já que a equipe também tem um bólido no European Le Mans Series (ELMS). Pela lealdade da equipe à disputa, não seria descabido dizer que era factível uma inscrição extra.

Diante dos fatos e dos acontecimentos, não está ainda totalmente claro se realmente a batalha entre russos e ucranianos é a responsável pelo adiamento e pelas tais ‘razões administrativas’. Mas tudo caminha para que seja isso.

Comentários

  • A guerra interfere em muitas coisas. Desde produçao de alimentos até eventos esportivos. Muitas vidas são perdidas. No final nenhum culpado vai estar preso.