IMSA, GP de Long Beach – pole, recorde de Bourdais e 1-2 da Ganassi

SÃO PAULO (editado sábado, 8h50) – Campeã das 12h de Sebring após oito anos de jejum, a Chip Ganassi Racing continua querendo fazer estrondo na série IMSA em 2022: o time que representa a Cadillac Racing conquistou tudo o que pôde alcançar no treino classificatório para o GP de Long Beach, a 3ª etapa da temporada.

Pole position com Sébastien Bourdais pra começo de conversa, demolindo o recorde da categoria para a classe DPi, que era de Hélio Castroneves, em quase dois segundos. Com modificações, o traçado urbano da Cali´fórnia está mais veloz e Bourdais deu uma volta avassaladora abaixo de 1’10” – precisamente 1’09″472, com Alex Lynn formando a dobradinha a bordo do #02 do time, 0″361 acima da pole.

O Acura da Meyer Shank Racing, em ótima atuação de Tom Blomqvist no qualifying, se imiscuiu entre os Cadillac, deixando o #31 com Pipo Derani em quarto e a líder JDC-Miller em quinto na tomada de tempos. O #10 da Wayne Taylor beliscou duas vezes os muros de concreto: Filipe Albuquerque ficou mesmo a 1″104 da pole.

Entre os GTD, com as duas classes treinando juntas, Jordan Taylor desbancou a BMW de Connor de Philippi do topo da classificação – mesmo com os dois fabricantes tendo BoP e limitação de performance nas ruas californianas. Num último esforço, Jordan marcou 1’18″048 e também registrou o novo recorde do traçado de rua para a divisão.

Quatro carros diferentes ficaram nos quatro primeiros lugares, pois nas posições seguintes vieram o Porsche da Pfaff com Mathieu Jaminet e o Aston Martin guiado por Ross Gunn. Na GTD, as M4 GT3 fizeram 1-2, com Madison Snow qualificando 0″112 abaixo do tempo de Robby Foley.

A boa surpresa foi o Team Korthoff em terceiro com Mike Skeen e a Crucial em quarto com Jon Miller. Russell Ward completou o top 5 da classe.

Após o qualifying, os tempos da BMW #25 e também da #96, que foram P2 nas classes GTD Pro e GTD respectivamente foram cancelados. De acordo com os comissários, os pilotos Connor de Philippi e Robby Foley excederam a faixa útil de giros do motor, que é limitada por BoP. Assim, a #25 será última da GTD Pro no grid e 25ª na geral entre 26 carros. A #96 da Turner cai para oitavo na GTD e 19ª na geral.

A largada para o GP de Long Beach da IMSA será às 14h05 locais, 18h05 de Brasília, para uma corrida com apenas 100 minutos de duração.

Comentários