IMSA, GP de Long Beach – pole, recorde de Bourdais e 1-2 da Ganassi

I

SÃO PAULO (editado sábado, 8h50) – Campeã das 12h de Sebring após oito anos de jejum, a Chip Ganassi Racing continua querendo fazer estrondo na série IMSA em 2022: o time que representa a Cadillac Racing conquistou tudo o que pôde alcançar no treino classificatório para o GP de Long Beach, a 3ª etapa da temporada.

Pole position com Sébastien Bourdais pra começo de conversa, demolindo o recorde da categoria para a classe DPi, que era de Hélio Castroneves, em quase dois segundos. Com modificações, o traçado urbano da Cali´fórnia está mais veloz e Bourdais deu uma volta avassaladora abaixo de 1’10” – precisamente 1’09″472, com Alex Lynn formando a dobradinha a bordo do #02 do time, 0″361 acima da pole.

O Acura da Meyer Shank Racing, em ótima atuação de Tom Blomqvist no qualifying, se imiscuiu entre os Cadillac, deixando o #31 com Pipo Derani em quarto e a líder JDC-Miller em quinto na tomada de tempos. O #10 da Wayne Taylor beliscou duas vezes os muros de concreto: Filipe Albuquerque ficou mesmo a 1″104 da pole.

Entre os GTD, com as duas classes treinando juntas, Jordan Taylor desbancou a BMW de Connor de Philippi do topo da classificação – mesmo com os dois fabricantes tendo BoP e limitação de performance nas ruas californianas. Num último esforço, Jordan marcou 1’18″048 e também registrou o novo recorde do traçado de rua para a divisão.

Quatro carros diferentes ficaram nos quatro primeiros lugares, pois nas posições seguintes vieram o Porsche da Pfaff com Mathieu Jaminet e o Aston Martin guiado por Ross Gunn. Na GTD, as M4 GT3 fizeram 1-2, com Madison Snow qualificando 0″112 abaixo do tempo de Robby Foley.

A boa surpresa foi o Team Korthoff em terceiro com Mike Skeen e a Crucial em quarto com Jon Miller. Russell Ward completou o top 5 da classe.

Após o qualifying, os tempos da BMW #25 e também da #96, que foram P2 nas classes GTD Pro e GTD respectivamente foram cancelados. De acordo com os comissários, os pilotos Connor de Philippi e Robby Foley excederam a faixa útil de giros do motor, que é limitada por BoP. Assim, a #25 será última da GTD Pro no grid e 25ª na geral entre 26 carros. A #96 da Turner cai para oitavo na GTD e 19ª na geral.

A largada para o GP de Long Beach da IMSA será às 14h05 locais, 18h05 de Brasília, para uma corrida com apenas 100 minutos de duração.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames