Super Formula: Nojiri larga na frente em busca do bicampeonato

RIO DE JANEIRO –  A categoria Super Formula do Japão deu há cerca de duas semanas a largada para a temporada 2022. O calendário deste ano prevê o mesmo número de datas – sete – mas com mais corridas, por conta da adoção de mais rodadas duplas. Serão dez provas com o máximo possível de 46 pontos a cada double header, já que a pontuação prevê 20 pontos para o vencedor e três para o autor da pole position, mais pontos de bônus para 2º e 3º no grid, também.

E o plantel é de respeito: 21 carros – dez com motor Honda, onze com Toyota e 12 estruturas diferentes, com a estreia do Team Goh à parte da associação com a Mugen, que rendera ano passado o título para Tomoki Nojiri. Essa última, inclusive, concentraria esforços num único carro, mas a B-Max viu gorado o plano de contratar um estrangeiro – possivelmente por conta da Pandemia – e assim Ukyo Sasahara, que ficaria sem assento, foi fazer companhia a Nojiri no Team Mugen, enquanto Nobu Matsushita ficou sem colega de time por conta da mudança de rota da B-Max.

Num campeonato de poucos estrangeiros – apenas dois, ambos franceses, Sacha Fenestraz (que também tem ascendência argentina) e Giuliano Alesi (sim, o filho de Jean Alesi) – os orientais começaram bem: Sasahara fez a pole para a prova #1, mas quem levou a melhor foi o Carenex Team Impul, com triunfo de Ryo Hirakawa, que vai guiar no WEC e também no certame de monopostos, abrindo mão de sua presença no Super GT. Nojiri foi o 2º colocado e Fenestraz, terceiro. Sasahara foi o último entre os 19 pilotos que terminaram a prova inaugural em Fuji.

Na prova #2, inverteu-se o quadro: Nojiri venceu com autoridade partindo da pole e com isso sai da rodada dupla inicial líder da tabela com 38 pontos, dois a mais que Hirakawa, segundo colocado na etapa que fechou a programação. Companheiro de Alesi na equipe Vantelin Team Tom’s, Ritomo Miyata subiu no último degrau do pódio. Além deles três, somente Atsushi Miyake (Team Goh) e Yuhi Sekiguchi, com o segundo carro do Carenex Team Impul, terminaram as provas iniciais da rodada dupla no top 10.

A próxima etapa será neste fim de semana em Suzuka.

Comentários