Super GT: 42 inscritos na abertura em Okayama

RIO DE JANEIRO – Definido o lineup da corrida de estreia da temporada 2022 do Super GT japonês: a etapa inaugural que será no próximo dia 17 em Okayama – a mesma pista anteriormente chamada de TI Aida e que foi sede duas vezes nos anos 1990 do GP do Pacífico de Fórmula 1 – contará com um total de 42 carros, sendo quinze GT500 e 27 GT300.

Como de hábito, a categoria principal mantém o mesmo número de competidores das últimas temporadas e a mesma distribuição de carros por fabricante: são seis modelos Toyota GR Supra, cinco Honda NSX-GT e quatro Nissan Fairlady Z – este construtor é o único com modelo novo para a temporada, sucedendo ao GT-R Nismo usado até o último ano.

A Toyota vem com novidades: com a saída de Ryo Hirakawa rumo ao FIA WEC e a aposentadoria de Kazuki Nakajima, além de Heikki Kövalainen voltando à Europa após alguns anos competindo no Japão, alguns remanejamentos foram feitos dentro das estruturas do construtor japonês e dessa forma são promovidas as estreias de Giuliano Alesi e Sena Sakaguchi – este transitou como piloto eventual no GT500 ano passado e correu de GT300, também.

A parceria entre Sho Tsuboi e Yuhi Sekiguchi, que levou o título da última temporada, também foi desfeita. Tsuboi terá Alesi como colega de time. Sekiguchi foi remanejado ao #39 da Denso Kobelco SARD ao lado do compatriota Yuichi Nakayama, na vaga aberta com a retirada de Kövalainen.

Na Honda, o grande desfalque do ano será a ausência de Kunimitsu Takahashi, morto há alguns dias, chefiando a estrutura campeã em 2020. Mas os pilotos seguem e o time também: Tadasuke Makino e Naoki Yamamoto estarão a bordo do #100 nas cores da Stanley (não é o copo, não, viu gente?). A novidade única é a estreia de Nobuharu Matsushita como piloto da marca no #17 da Astemo Real Racing, junto a Koudai Tsukakoshi.

Nobu entra na vaga de Bertrand Baguette, que saiu da Honda e assinou com a Nissan: o belga foi alocado no #12 da Calsonic Team Impul com Kazuki Hiramine na parceria. A Kondo terá Kohei Hirate junto a Daiki Sasaki no #24 e a equipe NDDP, agora operada pela Nismo assim como o time Motul Autech, aposta em Mitsunori Takaboshi e Katsumasa Chiyo. Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda seguem intocáveis no #23 do construtor.

Quatro marcas diferentes de pneus fazem parte do plantel da GT500: Michelin, Dunlop, Bridgestone e Yokohama.

A GT500 verá o confronto de 27 inscritos em Okayama, representando nada menos que 23 escuderias distintas e 13 modelos dos fabricantes Toyota (também representada pela Lexus), Audi, Mercedes-AMG, BMW, Ferrari, Nissan, Honda, Subaru e Lamborghini.

Dentro do regulamento que prevê os modelos GT3 FIA junto aos carros homologados pela autoridade local (JAF) e os “Mother Chassis” construídos pela Dome a pedido da GTA, organizadora da série, e ‘vestidos’ com carrocerias de qualquer construtor – mas com motor VK45DE 4,5 litros aspirado, um bloco Nissan utilizado no WEC até 2016 – haverá dois desses “Mother Chassis”, alinhados pelo Team Mach (cujo livery é o Mach 5 do Speed Racer, o lendário anime de automobilismo) e também via Arnage Racing. O Lotus Évora que era alinhado pela Muta Racing em parceria com a Inging foi escanteado em prol de um chassi mais moderno.

Os carros da JAF são o da campeã R&D Sport, o Subaru BRZ com seu motor de cilindros opostos; o único híbrido da categoria, o Toyota Prius, já que a APR vai alinhar em paralelo um GR86, outro modelo igualmente homologado apenas pela Federação local, assim como o GR Supra da Saitama Toyopet Green Brave – em tese, o único modelo da Toyota na cartela GT3 FIA é o Lexus RC-F – o único inscrito será outra vez da K-Tunes.

Em meio a nomes conhecidos e quiçá folclóricos, como os de Kosuke Matsuura, o lendário Satoshi Motoyama, Naoki Yokomizo, Katsuyuki Hiranaka, Masataka Yanagida, Hideki Mutoh, Takashi Kogure e, pasmem, Yuji Ide, estão os únicos estrangeiros da GT300, justamente os dois brasileiros. Augusto Farfus alinha com Seiji Ara, vencedor das 24h de Le Mans em 2004, na BMW M4 GT3 do Team Studie X CSL.

João Paulo de Oliveira, campeão da série em 2020 e vice em 2021, segue para o terceiro ano de parceria com Kiyoto Fujinami, novamente com o Nissan GT-R Nismo GT3 #56 nas cores da Realize Nissan Mechanic Challenge, com o running sob os cuidados da Kondo Racing.

Exceto a Michelin, Dunlop, Yokohama e Bridgestone são os fornecedores de ‘calçado’ na GT300 em 2022.

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