Super GT: vitória da Toyota na abertura com Oliveira e Fujinami triunfantes na GT300

RIO DE JANEIRO – A temporada 2022 do Super GT começou com tudo no último fim de semana. A pista de Okayama recebeu o plantel de 42 carros inscritos para o campeonato nas classes GT500 e GT300 para o primeiro confronto do ano e a Toyota sai na frente com um de seus Supra GR: vitória da equipe Eneos Rookie – pelo segundo ano consecutivo, registre-se –  com running da Cerumo confiado ao antigo piloto de Fórmula 1 e Fórmula Indy Toranosuke “Tora” Takagi.

Ao cabo de 82 voltas e quase 2h de disputa, Kazuya Oshima e Kenta Yamashita confirmaram o favoritismo demonstrado desde a definição do grid: a dupla do carro #14 fez a pole position, o giro mais rápido e levou a pontuação máxima do fim de semana. Grande resultado contra o Kunimitsu Team Stanley, na primeira disputa sem o fundador Kunimitsu Takahashi: os campeões de 2020 Naoki Yamamoto e Tadasuke Makino findaram a disputa em 2º lugar, enquanto o último degrau do pódio foi da Nissan na estreia do modelo Fairlady Z GT500 em sua nova versão – Ronnie Quintarelli e Tsugio Matsuda levaram o #23 ao terceiro posto.

A ZENT Cerumo faturou o quarto posto com Yuji Tachikawa/Hiroaki Ishiura suplantando o #3 da Craftsports agora com apoio da Nismo e guiado por Mitsunori Takaboshi e Katsumasa Chiyo. Sho Tsuboi e Giuliano Alesi completaram os seis melhores do plantel da GT500, com um dos dois carros da campeã Tom’s.

Numa corrida de poucos abandonos – nenhum dos GT500 desistiu, inclusive – na GT300 a vitória sorriu para a Realize Kondo e o Nissan “Godzilla” GT3-R Nismo guiado pelo brasileiro João Paulo de Oliveira e seu parceiro Kiyoto Fujinami. Excelente início para os vice-campeões de 2021 e donos do título na temporada retrasada: o carro #56 completou 77 voltas e com quase 15 segundos de vantagem para o Honda NSX-GT3 da UpGarage guiado por Takashi Kobayashi e pelo estreante Kakunoshin Ohta.

A Leon Pyramid levou seu Mercedes-AMG ao último degrau do pódio com o #65 guiado por Naoya Gamou e Takuro Shinohara, enquanto a Pacific NAC CarGuy terminou em quarto e último na mesma volta dos vencedores. A GT300 teve cinco marcas diferentes no top 5, já que a equipe LeMans, que já foi vitoriosa na GT500, pescou o quinto posto da disputa com o Audi R8 LMS guiado pelo lendário Satoshi Motoyama, de 51 anos, na dupla com Yoshiaki Katayama.

No top 10 foram sete marcas diferentes, pois a Lamborghini ficou em 8º lugar com o #87 da Bamboo Airways JLOC e a nona posição foi da atual campeã, a R&D Sport e seu Subaru BRZ com motor de cilindros opostos.

A BMW poderia ter sido uma das sete ou oito marcas diferentes no top 10 da GT300, não fosse uma colisão do #7 do Team Studie, jogando fora um 6º lugar possível na estreia da M4 GT3 guiada por Augusto Farfus e Seiji Ara. O enrosco foi com o #55 da ARTA, que baixou para 15º lugar na disputa com danos cosméticos.

O calendário que terá oito etapas no total prossegue com a tradicional disputa no feriado do Golden Week, composto por quatro datas importantes no Japão: o aniversário do Imperador Hiroito, o Dia da Constituição no pós-guerra (3 de maio de 1947), o Dia do Verde e o Dia das Crianças – que será dia 5 de maio e fecha as tradicionais festividades. Os japoneses normalmente viajam para uma semana inteira de descanso e o Fuji Speedway deve ter um público excelente para aquela disputa.

Os 500 km de Fuji acontecem no dia 4 de maio, uma quarta-feira.

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