4h de Imola: improvável vitória da Prema na 2ª etapa do ELMS

SÃO PAULO – O que parecia improvável pelos acontecimentos de pista, aconteceu neste domingo na disputa da 2ª etapa do European Le Mans Series, as 4h de Imola. A Prema levou três punições ao longo da competição e mesmo assim o carro #9 com Lorenzo Colombo/Louis Déletraz/Ferdinand Von Habsburg viu a quadriculada da vitória – a segunda seguida do time de Angelo e Rene Rosin na competição.

De cara o #9 foi penalizado com drive through porque Colombo, escalado para a largada, saiu do alinhamento inicial. Antes do apagar das luzes o italiano moveu o carro para a manobra que lhe deu a liderança. Depois do primeiro pit stop, outra penalização por cruzar a linha branca de saída do pitlane – mais um drive through. Por fim, uma terceira infração foi ‘negociada’ com a direção de prova e transformada num pênalti de 10 segundos a mais num pit stop de rotina.

Não obstante, a direção de prova tomou decisões inconsistentes que favoreceram a Prema, principalmente pelo excesso de períodos de FCY. Esperta, a equipe italiana fez todos os trabalhos extras de box que não foram em bandeira verde nesse formato de disputa em que os competidores andam em velocidade reduzida e não há ultrapassagens. Nesse arranjo, o trio do #9 se saiu bem e venceu a corrida com 4″657 para a United Autosports que alinhou Tom Gamble/Duncan Tappy/Phil Hanson.

Do lado da Panis Racing e da Cool Racing, muitas frustrações com os períodos de FCY que beneficiaram a Prema, especialmente os últimos, onde os italianos puderam fazer a última parada sem ser ultrapassados. Após uma disputa campal, o trio formado por Niclas Krütten/Yifei Ye/Nico Lapierre chegou menos de um segundo à frente de Julien Canal/Nico Jamin/Job Van Uitert.

Na LMP2 Pro-Am, destaque para o 7º lugar absoluto e vitória do Racing Team Turkey com Jack Aitken/Salih Yoluç/Charlie Eastwood – o #88 da AF Corse fez a pole geral, mas capitulou com problemas mecânicos e perdeu quatro voltas, terminando em 14º na geral e quinto entre as formações com pilotos bronze.

Já a Inter Europol Competition conseguiu se recuperar de todos os problemas do fim de semana, que incluíram um erro de acerto do câmbio, com as engrenagens montadas de forma que o carro perdeu em velocidade em relação aos adversários na sessão de qualificação. Apesar de um erro do dinamarquês David Heinemeier-Hänsson, que rodou durante seu turno e uma parada mais longa para a troca da seção dianteira, a trinca formada ainda por Pietro Fittipaldi e Fabio Scherer chegou em 9º na geral.

Numa acidentada e atribulada corrida, a United Autosports pelo menos teve um triunfo na subclasse LMP3 com o carro #3 de Kay Van Berlo e Andrew Bentley fechando a corrida em 16º na geral – uma volta adiante dos protótipos da Cool Racing, com o #27 de Antoine Doquin/Nicolas Maulini/Jean-Ludovic Foubert chegando à frente do #17 de Malthe Jakobsen/Michael Benham/Maurice Smith.

Na LMGTE, os Aston Martin da Oman Racing with TF Sport foram beneficiados pelos inúmeros problemas que os adversários enfrentaram, conquistando uma dominante dobradinha entre os 12 Grã-Turismo inscritos. Ganhou o #69 de Ahmad Al Harthy/Marco Sorensen/Sam De Haan sobre o #95 de Jonathan Adam/Henrique Chaves/John Hartshorne.

Vitoriosa em Paul Ricard, a Ferrari #32 da Rinaldi Racing bateu na Curva Tosa com o Porsche então guiado por Michael Fassbender e desistiu. As Iron Dames chegaram a andar em 2º e tinham a melhor Ferrari na pista, mas foram surpreendidas com um furo de pneu e depois a perda de uma roda. Acabaram em 8º na classe e 29º na geral entre 32 classificados.

Terceira colocada na pista, a Ferrari da Kessel Racing/CarGuy guiada por Frederik Schandorff/Mikkel Jensen/Takeshi Kimura acabaria desclassificada porque o difusor da 488 GTE EVO do time helvético não estava de acordo com o regulamento técnico. A Spirit of Race pegou o 3º lugar por herança e o carro #55 foi guiado por David Perel/Matt Griffin/Duncan Russell Cameron.

A próxima etapa será as 4h de Monza, dia 3 de julho.

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