A Mil por Hora
IMSA

IMSA: Acura na pole com recorde de Ricky Taylor em Laguna Seca

SÃO PAULO – Em Long Beach, os Cadillac eram melhores. Mas, como diz o novo dito do Carnaval carioca, cada dia é um momento inédito. Em Laguna Seca, os Acura foram dominantes em todos os treinos e confirmaram esse predomínio na definição do grid para a Hyundai Monterey SportsCar Championship, 4ª etapa do campeonato que […]

No clique de Jake Galstad, Ricky Taylor quebrou os cronômetros na definição do grid da IMSA em Laguna Seca (Foto: IMSA)

SÃO PAULO – Em Long Beach, os Cadillac eram melhores. Mas, como diz o novo dito do Carnaval carioca, cada dia é um momento inédito. Em Laguna Seca, os Acura foram dominantes em todos os treinos e confirmaram esse predomínio na definição do grid para a Hyundai Monterey SportsCar Championship, 4ª etapa do campeonato que acontece neste domingo com a participação de quatro categorias – só a LMP3 não está presente – e um grid de 32 carros.

Ricky Taylor conseguiu uma volta avassaladora em 1’13″924, quebrando o antigo recorde da categoria DPi para o traçado da Califórnia que tem pouco mais de 3,6 km de extensão e a lendária curva ‘Saca-Rolha’. O piloto da WTR bateu o Acura gêmeo da Meyer-Shank Racing guiado por Oliver Jarvis na sessão classificatória por apenas oitenta e nove milésimos de segundo.

Alex Lynn, colíder do campeonato junto a Earl Bamber, extraiu tudo o que pôde do Cadillac #02 da Cadillac Racing/CGR para ficar a menos de 15 centésimos da pole position. Sébastien Bourdais fecha a segunda fila, com Tristan Vautier em quinto e Tristan Nunez, que qualificou o #31 da Whelen Engineering/AX Racing, fechando a raia da classe principal com um tempo 1″652 mais alto que a pole.

Steven Thomas foi o mais rápido dos pilotos bronze que compulsoriamente qualificam entre os LMP2: o piloto do #11 da PR1/Mathiasen marcou 1’17″521, um décimo abaixo do outro carro do time de Bobby e Lisa Oergel mais Ray Mathiasen, guiado por Patrick Kelly, este de volta à categoria. Henrik Hedman, da DragonSpeed, foi o terceiro mais rápido da divisão.

Na GTD Pro, pole para o Porsche da Pfaff Motorsports triunfante em Daytona: Mathieu Jaminet estabeleceu 1’23″142 (novo recorde da categoria) num último esforço, superando o Mercedes-AMG da Weathertech Racing guiado por Dani Juncadella pela escassa margem de vinte e dois milésimos de segundo. A The Heart of Racing, vencedora da última etapa em Long Beach, classificou-se bem e ficou em terceiro no grupo, via Alex Riberas.

Russell Ward levou a Mercedes-AMG da Winward Racing à pole na GTD, a mais numerosa classe do plantel com 14 carros: o piloto virou em 1’23″567 – quarto melhor tempo entre os modelos Grã-Turismo. Nota positiva para o excelente desempenho da equipe NTE/SSR – 2ª colocada na subclasse numa ótima volta de Jaden Conwright superando a BMW tripulada por Robby Foley. Na sequência, fecharam Roman De Angelis no outro Aston Martin da The Heart of Racing e Robert Megennis, numa boa volta a bordo do #39 da CarBahn with Peregrine Racing – os últimos três citados virando próximos e na casa de 1’23″8.

A corrida de Laguna Seca da IMSA será transmitida sem geoblock para o Brasil no site oficial da categoria, a partir de 16h10 de Brasília, com duração de 2h40min. Se não fosse o compromisso profissional com a Fórmula Indy, faria o registro em português para o canal do YouTube – mas vou deixar isso para o WEC, no próximo sábado.