A Mil por Hora
IMSA

IMSA com 34 carros no grid em Mid-Ohio

RIO DE JANEIRO – Quinto evento da temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Lexus Grand Prix of Mid-Ohio será disputado domingo no traçado do Mid-Ohio SportsCar Course em Lexington, com quatro categorias presentes das cinco que constam na série de Endurance dos EUA – a única exceção é a GTD Pro, que vai […]

RIO DE JANEIRO – Quinto evento da temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Lexus Grand Prix of Mid-Ohio será disputado domingo no traçado do Mid-Ohio SportsCar Course em Lexington, com quatro categorias presentes das cinco que constam na série de Endurance dos EUA – a única exceção é a GTD Pro, que vai ficar fora nas próximas duas etapas – esta e a de Detroit.

Com a volta da LMP3 após ficar fora em Long Beach e Laguna Seca, o grid compreende 34 carros, sendo seis DPi, seis LMP2, nove LMP3 e 13 GTD.

A corrida será o tira-teima das duplas líderes da temporada: Oliver Jarvis/Tom Blomqvist, da Meyer-Shank Racing e Ricky Taylor/Filipe Albuquerque, da Wayne Taylor Racing, somam os mesmos 1325 pontos e quem chegar à frente da outra evidentemente pode passar à dianteira – ou não, pois a 17 pontos deles estão Tristan Vautier/Richard Westbrook, da JDC-Miller Motorsports.

Pelo retrospecto pregresso e características mais travadas do circuito, a pista é mais favorável aos Acura ARX-05C que aos Cadillac DPi-V.R. Mas tudo pode acontecer na disputa que terá duração de 2h40min.

Pipo Derani volta à ativa na IMSA após a disputa do WEC em Spa-Francorchamps pela Glickenhaus. Ele e o parceiro Tristan Nunez estão em quinto na série com 1249 pontos e dois pódios, com terceiros lugares em Sebring e Long Beach.

Na LMP2, estarão na pista os mesmos carros que participaram do GP de Laguna Seca. Dwight Merriman/Ryan Dalziel (Era Motorsport) defendem a liderança da classificação com 33 pontos de vantagem – 675 a 642 – contra John Farano e Louis Déletraz. Curiosidade: em princípio, Juan Pablo Montoya está inscrito no carro #81 da DragonSpeed junto ao sueco Henrik Hedman – porém, o colombiano tem o compromisso com a Fórmula Indy no mesmo fim de semana no misto de Indianápolis. A ver…

O retorno da LMP3 à ativa após Sebring – quase dois meses fora, portanto – signfica também a volta de Felipe Fraga ao campeonato com o Ligier JS P320 da Riley Motorsports na dupla com Gar Robinson. A novidade para a próxima etapa é a participação conjunta dos atuais campeões do IMSA Prototype Challenge, com uma nova organização na categoria, a MLT Motorsports. Dakota Dickerson e Josh Sarchet vão guiar o carro com o dorsal #58. Serão dois Duqueine M30-D08 no plantel, alinhados por Forty7 Motorsports e AWA contra sete Ligier.

Na classificação do campeonato, João Barbosa e Lance Willsey (Sean Creech Motorsport) chegam a Mid-Ohio no topo, com 374 pontos contra 343 de Ari Balogh, Dakota Dickerson e Garett Grist, que competiram em Sebring pela Jr III Racing. Dependendo da performance com Sarchet nesta corrida, Dickerson pode sair líder do campeonato. Fraga é o 7º somente porque abandonou naquela corrida, somando 275 pontos.

A GTD tem a disputa da quarta etapa do Weathertech SportsCar Championship e também a terceira do campeonato paralelo Sprint Cup – que terá ainda mais cinco eventos. Em relação à etapa passada, a novidade maior vem da Vasser Sullivan, que vai alinhar dois Lexus RC-F, sendo o segundo com o dorsal #17 e confiado a Richard Heistand e ao britânico Jack Hawksworth, que normalmente forma dupla com Ben Barnicoat na GTD Pro – ausente nesta etapa.

Mike Skeen deve retornar ao cockpit do #32 do Team Korthoff – ele esteve ausente por Covid e na etapa passada foi substituído por Dirk Müller. Outra novidade é o retorno de Jordan Pepper ao carro #70 da Inception, no lugar de Frederik Schandorff, que terá compromissos na Europa.

Jan Heylen e Ryan Hardwick chegam líderes na classificação: a dupla da Wright Motorsports soma 985 pontos contra 955 de Stevan McAleer (Team Korthoff) e 783 de Bill Auberlen/Robby Foley (Turner Motorsport). Na Sprint Cup, Madison Snow/Bryan Sellers (Paul Miller Racing) são os ponteiros, com 690 pontos.