Para quem não viu: 24h Series, temporada 2022 – 12h de Spa-Francorchamps

RIO DE JANEIRO – Antes de o Mundial de Endurance realizar sua segunda etapa, o certame 24h Series, da holandesa Creventic, foi o primeiro a efetivamente realizar uma disputa no remodelado traçado de Spa-Francorchamps, que sofreu diversas melhorias visando evoluir a segurança passiva no traçado da Floresta das Ardenas.

No fim de abril, dias 23 e 24, o circuito foi o palco da disputa das 12h de Spa-Francorchamps, quarta de um total de oito eventos – restando ainda portanto as 12h de Hockenheim agora em maio e a disputa de três eventos de 24h de duração nos traçados de Portimão em julho, Barcelona em setembro e Sebring, fechando a conta em novembro.

Como acontece e é sabido, em diversos eventos da 24h Series as corridas são divididas em duas partes – a primeira teve 5h30 de duração e a segunda, 6h30. No geral, foram percorridas 256 voltas e o carro vitorioso foi o Audi R8 LMS GT3 EVO II da Phoenix Racing que teve a bordo os pilotos Elia Erhart, Patryk Krupinski, Michael Dopplemayr e Pierre Kaffer. O quarteto venceu com uma volta inteira sobre o Mercedes-AMG GT3 da CP Racing tripulado por Charlie Espenlaub, Charles Putman e Shane Lewis.

Um 8º lugar deu à família belga Redant – Ayrton, Yannick e Bert – a vitória na subclasse 992-Am com um Porsche alinhado sob o simpático nome de Red Ant Racing (Formiga Vermelha). Ivo, Luc e Rik Breukers, da Holanda, também correram ‘in house’ com o Porsche da Red Camel-Jordans.NL e venceram na 992 com o 11º posto absoluto.

Nas demais categorias, ganharam na GT3 os lituanos Andrius e Jonas Gelzins junto a Julius Adomavicius – 5º lugar geral com um Audi da Juta Racing; a Van Berlo Motorsport by Bas Koeten Racing faturou a divisão 991 com um Porsche, chegando em décimo-segundo; o Team ACP-Tangerine Associates com uma BMW M4 GT4 que ficou em 15º, uma posição à frente do Porsche vencedor da GTX e alinhado pela 9und11 Racing; a Holmgaard Motorsport ganhou na TCR com um Volkswagen Golf GTi TCR DSG e a Valluga ganhou na TCX com um Porsche Cayman modificado.

Ao todo, largaram 45 carros, dos quais 36 viram a quadriculada final em Spa.

Comentários