WTCR: abertura tem vitórias de Girolami e Azcona nas ruas de Pau

RIO DE JANEIRO – O FIA WTCR começou neste fim de semana a temporada 2022 com rodada dupla no circuito de rua da cidade francesa de Pau (pronuncia-se Pô) na região dos Pireneus. Traçado tinhoso e tradicional, que sediou por muitos anos provas de Fórmula 2 e Fórmula 3000 – inclusive Juan Pablo Montoya, quando ganhou por lá, enfiou uma volta de vantagem em todo mundo e isso nunca mais aconteceu. Hoje, o GP de Pau é disputado pelos carros do EF Open.

A abertura do campeonato foi disputada por 18 carros – ano passado foram vinte competidores no ano inteiro e uma equipe foi desmantelada após a 4ª etapa, voltando na penúltima rodada. Não deixa de ser preocupante que equipes como a Zengö e a Münnich Motorsport tenham reduzido sua força-tarefa a dois carros e Hyundai e Cupra representadas por somente uma escuderia, com dois carros cada uma. Não fosse a Lynk & Co. ter trazido de volta o chinês Ma Qing Hua à competição e a participação do wild card Eric Cayrolle, e as coisas teriam sido muito piores.

Na prova #1, vitória em 1-2 da Honda com Néstor Girolami sobrepujando o colega de time e compatriota Estebán Guerrieri e o exército da Cyan Racing, com o veterano Yvan Muller batendo o sobrinho, companheiro de esquadra e bicampeão do FIA WTCR, Yann Ehrlacher. Ma Qing Hua completou o top 5.

O melhor Audi foi oitavo com Gilles Magnus. Dos dois Cupra, Rob Huff foi quem se saiu melhor, com a 12ª colocação.

Na prova #2, uma patacoada logo na largada tirou Norbi Michelisz (Hyundai) e também o Honda de Attila Tassi, que neste ano defende o time Engstler Liqui Moly, que trocou o construtor sul-coreano pelo japonês. Michelisz teve de desistir de imediato e Tassi voltou para terminar em 13º.

A pátria da BRC Hyundai foi salva pelo novo contratado, o substituto de Gabriele Tarquini, que se aposentou das pistas aos 60 anos: vitória de Mikel Azcona, com o uruguaio Santiago Urrutia em segundo e Ma completando o pódio. O francês Nathanaël Berthon foi quarto num dos Audi da Comtoyou e Guerrieri fechou em quinto.

Girolami foi 7º na prova #2, mas “Bebu” sai de Pau com a liderança do campeonato somando 49 pontos, contra 42 de Guerrieri e 41 de Azcona. Ehrlacher é somente o oitavo classificado, com 18.

A temporada 2022 do FIA WTCR deveria ter começado na República Tcheca, mas tanto a prova marcada para Most quanto a da Rússia, prevista para Sóchi, foram canceladas por conta da invasão da Rússia à Ucrânia. Ambas, coincidentemente, foram trocadas por corridas na França – a da Rússia será na mesma data anterior (6 e 7 de agosto), na região da Alsácia, na pista de Anneau du Rhin.

A próxima rodada da competição será no fim de maio no Nürburgring Nördscheleife, como preliminar da tradicional prova com 24h de duração que lá se realiza.

Comentários