24h de Spa-Francorchamps: Caldarelli oferta pole à Lamborghini

RIO DE JANEIRO – Deu uma marca italiana ‘na cabeça’ na pole position para a 74ª edição das 24h de Spa-Francorchamps – só que não foi a Ferrari que fez 1-2 na véspera com os dois carros da Iron Lynx: foi a Lamborghini. O #6 da Orange 1 K-PAX Racing, equipe dos EUA com apoio da Squadra Corse do construtor de Sant’Agata, venceu a renhida batalha pelas posições da frente no grid para este clássico do Endurance internacional, válido como 2ª etapa do Intercontinental GT Challenge e terceira do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance.

Escalado para a Superpole, Andrea Caldarelli conseguiu superar o tempo espetacular do compatriota Raffaele Marciello, um especialista em voltas velocíssimas e que a bordo do #88 Mercedes-AMG Team Akkodis-ASP marcara 2’16″375 e encaminhava a terceira pole dele na prova. Com 2’16″221, ‘Calda’ reivindicou a posição de honra para o carro que partilhará ao longo da prova com Marco Mapelli e Jordan Pepper.

A Dinamic Motorsport e seu Porsche #54 ficaram com o 3º posto numa ótima volta do austríaco Klaus Bachler, deixando assim três marcas nas três primeiras posições. O quarto posto foi do #2 da GetSpeed com Luca Stolz, superando o Lamborghini #63 da Emil Frey alinhado na Superpole pelo veloz Mirko Bortolotti e o Porsche #221 da GPX Racing, com Kévin Estre.

Dois Audi dividem a quarta fila e, surpresa, nenhum deles do Team WRT: o melhor dos quatrargólicos é o #12 da Audi Sport Tresor by Car Collection, com Mattia Drudi na volta rápida, seguido pelo #66 do Team Attempto, guiado por Ricardo Feller.

Fabian Schiller fez a melhor volta dentre os três carros da Silver Cup e colocou o #777 da Al Manar Racing by HRT num impressionante nono posto do grid. Um outro Mercedes-AMG, da GruppeM, fechou o top 10 com Maro Engel.

A Iron Lynx, de favorita absoluta, passou ao papel de coadjuvante – mas ainda reúne boas chances na corrida pela qualidade de suas trincas. Antonio Fuoco ficou com a 11ª colocação no carro que terá Daniel Serra, a 0″671 da pole e quarenta centésimos acima do #51 de Nicklas Nielsen – a equipe venceu a prova ano passado com esse dorsal.

Num treino onde 17 carros entre os 20 que foram à pista ficaram dentro do mesmo segundo, BMW e Aston Martin completaram o rol dos construtores que disputaram as dez primeiras filas do grid – e justamente ficaram entre os 17 melhores: a BMW #98 da ROWE Racing fez o 16º tempo com Nicky Catsburg e Maxime Martin classificou o carro #95 do construtor britânico na sequência.

Serão 66 carros na prova, divididos em cinco classes (Pro, Pro-Am, Gold, Silver e Bronze), com transmissão ao vivo via YouTube a partir das 11h15 deste sábado (30).

Comentários