FIA Anuncia o BoP para as 6h de Monza com a estreia da Peugeot

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RIO DE JANEIRO – A Federação Internacional de Automobilismo (FIA), em comunicado do Comitê de Endurance da entidade, divulgou o BoP relativo às 6h de Monza, quarta etapa do FIA WEC, neste domingo.

Estreando na temporada 2022 e de volta às provas da modalidade após quase onze anos fora, a Peugeot vai trabalhar nos seguintes termos com o novo e inovador 9×8 no fim de semana: peso mínimo de 1079 kg – o GR010 Hybrid terá 1071 kg (um a mais que o peso mínimo obrigatório dos Hypercars); potência de 515 kW (691 HP) contra 513 kW (688 HP) do construtor japonês e acionamento do sistema híbrido – que é acoplado ao conjunto de câmbio e transmissão do carro francês – a partir de 150 km/h, 40 km/h a menos que a Toyota.

Com relação à energia dispendida, a tabela fixa o 9×8 com 909 MJ/stint, contra 905 MJ/stint da Toyota.

Isto posto, Glickenhaus e Alpine também têm mudanças de performance previstas para as 6h de Monza. O modelo estadunidense – sem sistemas híbridos – terá 715 HP (533 kW), aproximadamente 18 HP a mais, o que pode dar ao carro bons décimos de segundo por volta. O peso mínimo segue inalterado em 1030 kg.

Já o vetusto A480 LMP1 é o Hypercar mais leve – 952 kg de peso mínimo e com potência aproximada de 574 HP (428 kW). É uma difícil equação entre um carro que pertence a uma outra geração com os modelos novos, construídos dentro de uma nova realidade.

O Glickenhaus tem de trabalhar com 921 MJ/stint (ano passado foram 965 MJ) e o Alpine com 795 MJ/stint – em Spa foram 797 MJ/stint e em Monza-2021, 918 MJ/stint.

Com relação aos LMGTE-PRO, o Porsche 911 RSR-19 vencedor das 24h de Le Mans em sua divisão vai com os mesmos 1264 kg de peso mínimo em relação a Spa, mas com dois litros a mais no reservatório de combustível – 102 litros na Itália. A Ferrari 488 GTE EVO ganha potência nas faixas úteis de regime do motor turbocomprimido e três litros no reservatório (92 para 95), com 1255 kg de peso mínimo.

Já o Corvette C8.R vai com os mesmos números de Spa – 1255 kg de peso mínimo e 97 litros no reservatório.

A tabela da LMGTE-AM é diferente porque contempla também além do BoP os lastros de sucesso relativos às etapas passadas. Assim, além do peso mínimo inicial de cada fabricante, algumas tripulações levam peso extra em seus carros.

A TF Sport, por exemplo, vai com 1277 kg porque o Aston Martin Vantage AMR tem 1237 kg de peso mínimo definido pelo BoP e mais 40 kg extras pela performance no campeonato onde são líderes e nas etapas de Sebring e Spa – cabe lembrar que Le Mans teve um BoP específico.

Vice-líder do campeonato, o #98 da NorthWest AMR vai também com peso extra de 25 kg além do mínimo regulamentar e a Dempsey-Proton Racing com o Porsche #77 carrega 20 kg suplementares – ganharam em Spa e estão em 3º na classificação. Logo, o peso mínimo auferido é de 1294 kg, sendo o carro mais pesado do plantel de 13 inscritos da divisão.

O Porsche #86 da GR Racing leva 5 kg extras por não ter ido a Sebring. Todas as Ferrari 488 GTE EVO vão com peso mínimo de 1265 kg, os Porsches do Team Project 1 e o #88 da Dempsey-Proton com 1274 kg e o carro mais leve, com 1237 kg sem combustível e piloto será o #777 da D’Station Racing.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

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Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

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