IDEC Sport lava a alma e vence de forma sensacional as 4h de Monza

RIO DE JANEIRO – Campeã do European Le Mans Series há quase três anos, a equipe francesa IDEC Sport lavou a alma e fez as pazes com a vitória na melhor corrida de toda a temporada da série em 2022. Nas 4h de Monza, o trio formado por Paul Lafargue/Paul-Loup Chatin/Patrick Pilet driblou até uma penalização de 20 segundos por infração de pista durante a disputa e triunfou com pouco mais de 13 segundos de frente para a Panis Racing – que defendia a vitória obtida ano passado.

A corrida teve dois fortíssimos acidentes, ambos na Variante Ascari. No primeiro, um contato entre a Ferrari #32 da Rinaldi Racing com o Oreca #30 do Team Duqueine provocou a colisão deste protótipo LMP2 com o Porsche #93 guiado pelo “Magneto” Michael Fassbender – que já tivera um entrevero no início com a Ferrari #55 da Spirit of Race guiada pelo britânico Duncan Cameron. No contato com o protótipo, Fassbender demoliu o Porsche, contudo sem se ferir com gravidade.

Mas o acidente mais violento aconteceu perto do fim da primeira hora de disputa, envolvendo o #3 da United Autosports: o LMP3 guiado por Jim McGuire ‘deu PT’ na colisão com a barreira da Variante Ascari. Kay Van Berlo e Andrew Bentley nem sentaram no carro.

Ao cabo de 121 voltas, a IDEC Sport acabou com a ‘zica’ e Patrick Pilet alcançou seu primeiro triunfo ao volante de um Esporte-Protótipo, numa prova onde a Mühlner Motorsport, sem errar tanto quanto as adversárias, alcançou um surpreendente pódio com o #21 guiado por Mathias Kaiser/Thomas Laurent/Ugo de Wilde.

Líder do campeonato com duas vitórias, a Prema perdeu a chance de manter a invencibilidade por uma penalização de 10 segundos numa infração durante um pit stop. O trio Lorenzo Colombo/Louis Déletraz/Ferdinand Von Habsburg-Löthringen acabou em 5º logo à frente da Nielsen Racing, que fez uma apresentação exemplar para vencer na subclasse LMP2 Pro-Am.

Após o excelente 3º lugar nos treinos classificatórios, o desapontamento foi visível no box da Inter Europol Competition com os problemas apresentados no turno de David Heinemeier-Hänsson a bordo do #43. Mais uma vez, o brasileiro Pietro Fittipaldi, o suíço Fabio Scherer e o colega dinamarquês ficaram fora dos pontos. Não tão pior que o trio pole position da disputa, relegado à 13ª colocação final.

Menos mal que a equipe comandada por Sacha Fassbender fez as pazes com o topo do pódio na LMP3: o #13 de Charles Crews/Nico Pino/Guilherme Oliveira venceu após superar o #6 da 360 Racing guiado por Ross Kaiser/Terrence Woodward/Mark Richards, nos últimos instantes da disputa. Foi a primeira vitória da IE Competition na LMP3 desde a etapa final de 2021, no circuito do Algarve, em Portimão.

Max Koebolt e Jerome de Sadeleer, com um dos protótipos da Eurointernational fecharam o pódio de uma disputa onde os líderes Mike Benham/Maurice Smith/Malthe Jakobsen acabaram alijados após 44 voltas apenas. Mesmo com o abandono, eles seguem no comando da classificação com 43 pontos contra 39 de Alex Kapadia/Nick Adcock/Michael Jensen, da RLR MSport, que chegaram em quarto na classe em Monza.

A IronLynx triunfou na pista com a Ferrari #60 tripulada por Claudio Schiavoni/Matteo Cressoni/Davide Rigon – mas não levou: os comissários desclassificaram os italianos por ajuda ilegal do carro #83 das Iron Dames, que fora quinto colocado no resultado final – para voltar ao pit lane e ao chamado Parc Fermé, o parque fechado onde os veículos ficam intocáveis até a vistoria técnica obrigatória.

Por enquanto, a vitória está nas mãos da Proton Competition e do trio do #77 guiado por Christian Ried/Lorenzo Ferrari/Gianmaria Bruni, que superou por menos de cinco segundos a Ferrari da Kessel/CarGuy com Frederik Schandorff/Takeshi Kimura/Mikkel Jensen. A Absolute Racing herdou a posição de pódio com o Porsche de Alessio Picariello/Martin Rump/Andrew Haryanto. Mas a IronLynx recorreu da decisão e o resultado está oficialmente sub-judice.

A próxima prova do ELMS será no fim de agosto – as 4h de Barcelona, no dia 28.

Comentários