FIA WEC: 36 inscritos para as 6h de Fuji

RIO DE JANEIRO – Anunciada hoje (11) a lista provisória de inscritos para a quinta e penúltima etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC): marcada para 11 de setembro, portanto daqui a um mês, a disputa das 6h de Fuji terá 36 carros.

Serão 18 protótipos e igual número de GTs, com as classes principais apresentando igual número de inscritos – cinco na Hypercar e na LMGTE-PRO e 13 nas divisões LMP2 e LMGTE-AM.

Em relação à disputa das 6h de Monza, as ausentes são a Glickenhaus, que fez uma ótima apresentação na Itália até o motor do seu SCG 007 LMH quebrar e a ARC Bratislava, fora do grid da LMP2 e da subclasse Pro-Am. O motivo da defecção na etapa de Fuji é o mesmo: custos altos de deslocamento e transporte de equipamentos. Para a final no Bahrein, ambas as equipes prometem regressar.

Haverá tam´bém três pilotos ausentes por coincidência de datas com o DTM, que disputará no fim de semana de 10 e 11 de setembro a 6ª rodada dupla da temporada na Bélgica, em Spa-Francorchamps. René Rast, Nico Müller e Nick Cassidy – este já ausente da competição por concomitâncias com a Fórmula E em duas ocasiões – não vão para o Japão. Enquanto o substituto de Müller (que virá da IMSA, segundo informações prévias) não é conhecido, René Rast dará vez a Dries Vanthoor – inscrito em Le Mans no carro extra da WRT junto a Mirko Bortolotti e Rolf Ineichen. Na AF Corse e seu carro #54, Cassidy será substituído por Davide Rigon.

Ah! E recuperado do Covid, Richard Lietz reassume o volante do #91 em Fuji, após ser substituído de última hora em Monza por Fred Makowiecki.

O Mundial chega a esse evento com a trinca do #36 da Alpine, que soma duas vitórias, na liderança: André Negrão, Nico Lapierre e Mathieu Vaxivière têm 10 pontos de frente para o trio do carro #8 da Toyota formado por Ryo Hirakawa, Sébastien Buemi e Brendon Hartley. Quem pode ser um fator em Fuji é a Peugeot, além – claro – do BoP ainda não divulgado. A marca do Leão, que estreou com algumas dificuldades técnicas o inovador 9X8 na Itália, pode até roubar pontos importantes dos adversários do trio líder. Mas considerando os fatores de pouca confiabilidade do novo Hypercar, é uma hipótese pouco provável.

Na LMP2, com três pódios somados consecutivamente e a vitória em Le Mans, lidera a trinca da Jota formada por Antonio Félix da Costa, Roberto Gonzalez e Will Stevens, somando 95 pontos contra 76 de Josh Pierson e Oliver Jarvis, da United Autosports. A subclasse Pro-Am tem uma batalha em aberto entre o trio do #45 da Algarve Pro Racing com Steven Thomas, James Allen e René Binder partindo para o Japão com dois pontos de frente sobre Alessio Rovera, Nicklas Nielsen e François Perrodo, do #83 da AF Corse.

Tudo em aberto também na disputa entre pilotos na classe de Grã-Turismo: Ale Pier Guidi e James Calado, da AF Corse, têm 95 pontos – apenas um a mais que Gianmaria Bruni e dois à frente de Kévin Estre e Michael Christensen. Mais apertado que isso, impossível…

E na LMGTE-AM, Ben Keating e Marco Sörensen, em que pese o abandono em Monza, ainda lideram com 97 pontos somados. Mas David Pittard, Nicki Thiim e Paul Dalla Lana, também com o modelo Aston Martin assim como os pilotos da TF Sport, ‘crescem’ no espelho retrovisor e ameaçam – estão quatro pontos atrás. Sensação da etapa de Monza, as Iron Dames buscam mais um pódio e um lugar ainda melhor na classificação: Rahel Frey está em 5º lugar – Sarah Bovy e Michelle Gätting, que se ausentaram em Spa (ambas) por Covid, vêm na sexta posição, um ponto atrás da suíça.

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