GTWC Europe: 49 carros no fim de semana em Hockenheim

RIO DE JANEIRO – Desde 2004, uma competição organizada por Stéphane Ratel não acontecia no traçado de Hockenheim – modificado com a redução do traçado original de quase 7 km, abandonando a velocíssima parte da Floresta Negra. Quase duas décadas depois, um certame da SRO está de volta àquela pista. E com casa cheia.

As 3h de Hockenheim, quarta e penúltima etapa do GT World Challenge Europe Endurance, terão um grid de 49 carros, divididos nas categorias Pro, Pro-Am, Silver e Gold Cup da série. Seriam 52 os inscritos, mas duas equipes fizeram forfait: a Beechdean anunciou sua debandada da competição após as 24h de Spa, deixando o grid com dois Aston Martin a menos. Também a Classic & Modern Racing (CMR) não viaja à Alemanha, o que implica em nenhum Bentley na disputa.

Com 4,574 km de extensão, a pista de Hockenheim é a mais curta da temporada e o tradicional circuito é o nono apenas na história das provas de Endurance com modelos GT3 desde 2011 – além dele, na Alemanha já tivemos Nürburgring. As outras pistas utlizadas foram Monza e Imola na Itália, Paul Ricard e Magny-Cours na França, Silverstone na Grã-Bretanha, Barcelona e Navarra na Espanha.

Entre as novidades na lista de entradas, a óbvia ausência de Daniel Serra, que já deixou para trás uma corrida de Stock Car e não poderá mais faltar a nenhuma se quiser ser campeão da categoria nacional em que defende a Eurofarma RC. O piloto brasileiro disputa neste fim de semana a etapa do Velocitta em Mogi-Guaçu e será substituído na Iron Lynx por Alessio Rovera.

Côme Ledogar também não participa do evento em Hockenheim: o piloto francês estaria com a Dinamic Motorsport no Porsche #54 mas dará vez ao belga Alessio Picariello. Na tripulação Silver do Audi #11 da Tresor by Car Collection, Axel Blom será substituído pelo holandês Thierry Vermeulen.

Num dos Porsche da Allied Racing (Gold Cup), o #91, vão apenas dois pilotos com o turco Ayhancan Güven dividindo os trabalhos com Alex Malykhin, que devido as sanções aos russos corre como representante neutro. Na Barwell Motorsport, com o Lamborghini Huracán #77 da Silver Cup, Patrick Kujala e Sam De Haan fazem companhia a Alex MacDowall, substituindo Rob Collard e Sandy Mitchell. Num dos três carros Pro-Am do lote, o #20 da SPS Automotive Performance, John Loggie estará no posto que seria de Martin Konrad.

Única equipe do grid que não foi às 24h de Spa, a JP Motorsport regressa com seus dois McLaren 720S GT3, apresentando Christian Klien junto a Dennis Lind e Vincent Abril na inscrição Pro Cup e Norbert Siedler junto a Patryk Krupinski e Maciej Blazek no bólido da Gold Cup.

Com a ausência de Serra, o único brasileiro será Augusto Farfus, na BMW M4 GT3 #98 da ROWE Racing junto a Nick Yelloly e Nicky Catsburg.

Após três provas, o trio formado por Dani Juncadella, Jules Gounon e Raffaele Marciello, do Akkodis-ASP Team, lidera a competição na Pro Cup com 77 pontos contra 68 de Serra, Antonio Fuoco e Davide Rigon. Na Silver Cup, Ben Goethe, Thomas Neubauer e Jean-Baptiste Simmenauer (Rofgo Racing with Team WRT) somam 34 pontos de vantagem – 84 a 50 – para Alex Aka, Nicholas Schöll e Marius Zug, da Attempto Racing.

Na Gold Cup, as meninas ‘Iron Dames’ – Sarah Bovy, Michelle Gätting e Rahel Frey – lideram com 67 pontos, oito à frente de Brendan Iribe, Ollie Millroy e Frederik Schandorff, que defendem a Inception Racing w/Optimum Motorsport. Enquanto isso, na Pro-Am o líder é Dominik Baumann – de forma isolada: 86 a 78 contra Louis Machiels, Stefano Costantini e Andrea Bertolini.

Comentários