IMSA com 18 inscritos na etapa do ViR

RIO DE JANEIRO – Penúltima etapa da temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship, o Michelin GT Challenge at ViR, a ser disputado no próximo dia 28 no Virginia International Raceway em Alton, será o segundo evento isolado das classes GTD Pro e GTD, marcando a etapa derradeira do IMSA Weathertech Sprint Cup – derradeira, mesmo: em 2023, esta competição deixa de existir.

São 18 carros anunciados na lista de entradas, sendo 13 na GTD e cinco na GTD Pro para a corrida com duração de 2h40min.

Na série principal de Grã-Turismo, que apresenta cinco construtores diferentes na disputa – Corvette, Porsche, Lexus, Aston Martin e BMW – a dupla da Pfaff Motorsports formada por Mathieu Jaminet e Matt Campbell desponta na liderança da classificação com 2793 pontos, contra 2566 de Ben Barnicoat e 2566 de Antonio Garcia e Jordan Taylor. Alex Riberas e Ross Gunn ocupam o 4º lugar da tabela, seguidos por John Edwards e Connor de Philippi.

No carro #14 da Vasser Sullivan, Barnicoat pode ser campeão de 2022 sozinho porque Jack Hawksworth, que seria seu parceiro do ano todo, lesionou-se e ficou fora de duas corridas.

A classe GTD, em relação ao evento isolado de Lime Rock, que contou com 16 carros, tem as adesões da Magnus Racing, que assim alinha um segundo Aston Martin para Andy Lally e John Potter e a Wright Motorsports, com um outro Porsche 911 GT3-R inscrito para Rob Ferriol e Katherine Legge. Nessa divisão, são sete os construtores: BMW, Lexus, Porsche, Aston Martin, Mercedes-AMG, Lamborghini e Acura.

Stevan McAleer, do Team Korthoff Motorsports, lidera solitário a competição com 2329 pontos, seguido por Jan Heylen e Ryan Hardwick com 2293, Roman de Angelis com 2285, Robert Megennis e Jeff Westphal somando 2231 e Bill Auberlen/Robby Foley com 2204. Na Sprint Cup, uma vez que estão oficialmente inscritos, Madison Snow e Bryan Sellers, da Paul Miller Racing, largam campeões. Mesmo com 385 pontos em jogo – e uma vantagem de 241 sobre Roman De Angelis, que está em 2º na tabela, são 13 os inscritos e o pior colocado já sairia da prova com 170 pontos, fora os pontos de posição de grid.

A etapa do ViR não terá nenhuma mudança de BoP em relação à corrida de Elkhart Lake. Sendo assim, os modelos que vão à pista de Alton terão as seguintes especificações técnicas:

Acura NSX-GT3: peso mínimo de 1305 kg, motor restrito a 7500 rpm e 109 litros de reservatório de combustível;

Aston Martin Vantage AMR GT3: peso mínimo de 1290 kg, motor restrito a 7200 rpm e 107 litros de reservatório de combustível;

BMW M4 GT3: peso mínimo de 1325 kg, motor restrito a 7250 rpm e 97 litros de reservatório de combustível;

Corvette C8.R GTD: peso mínimo de 1370 kg (55 kg no ballast box), restritor de ar de 41.6 mm, motor girando até 7400 rpm, 88 litros de reservatório de combustível e Gurney Flap de 10 mm no aerofólio traseiro;

Lamborghini Huracan GT3: peso mínimo de 1320 kg, dois restritores de ar com 39.5 mm, motor girando até 8200 rpm e 104 litros de reservatório de combustível;

Lexus RC F GT3: peso mínimo de 1360 kg, dois restritores de ar com 37 mm, motor girando até 7200 rpm e 105 litros de reservatório de combustível;

Mercedes-AMG GT3: peso mínimo de 1390 kg, dois restritores de ar com 35 mm, motor limitado a 7700 rpm e 105 litros de reservatório de combustível;

Porsche 911 GT3-R: peso mínimo de 1340 kg, dois restritores de ar com 40 mm, motor limitado a 9500 rpm e 99 litros de reservatório de combustível.

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