Pfaff Motorsports vence no ViR e encaminha título na IMSA

RIO DE JANEIRO – Basta alinhar no grid da Petit Le Mans e está definido: as novas caras da Porsche no Endurance para 2023 com o novo 963 LMDh – o francês Mathieu Jaminet e o australiano Matt Campbell – serão os primeiros campeões da nova divisão GTD Pro da IMSA.

Independentemente da posição que conquistarem, a dupla do Porsche da Pfaff Motorsports encaminhou o título da competição, a ser oficializado em Road Atlanta. Com a vitória – a quinta em um total de nove eventos em que a categoria esteve presente (só não alinharam em Mid-Ohio e Detroit), os pilotos do time canadense chegaram a 3173 pontos contra 2908 de Antonio Garcia e Jordan Taylor. As diferentes tabulações de resultados para a etapa final anulam qualquer chance da tripulação do #3 da Corvette Racing para reverter o quadro.

No fim de semana passado, na etapa isolada de GTD Pro e GTD no Virginia International Raceway (ViR), justamente Pfaff e Corvette ficaram em confronto e o #9 levou a melhor graças a uma excelente autonomia de combustível após 86 voltas por somente 0″823. Os demais carros da classe foram, em sua maioria, suplantados pelos GTD – o Lexus #14 da Vasser Sullivan, terceiro da divisão, foi apenas o nono na geral. Pole position, o Aston de Ross Gunn e Alex Riberas cruzou em 11º e a BMW da RLL fechou a disputa num esquálido 13º posto geral.

A vitória da GTD foi da Winward Racing, que está ainda na luta pelo título da categoria com possibilidades matemáticas, ainda que com menos chances que os adversários. Russell Ward e Phillip Ellis levaram o Mercedes-AMG da equipe ao 3º posto geral no ViR e chegaram ao total de 2490 pontos na classificação.

Que, por sinal, tem um novo líder: em dupla com Maxime Martin, o canadense Roman de Angelis foi 2º colocado a bordo do Aston Martin #27 da The Heart of Racing e isto o deixa isolado na ponta, pois Stevan McAleer, o antigo dono do primeiro posto, não foi além do 12º lugar geral e oitavo na classe, na dupla com Mike Skeen. Líder e vice-líder estão separados por apenas 45 pontos – detalhe: são 385 em jogo como pontuação máxima na´ última prova, com 350 pontos ao vencedor e 35 pela conquista da pole position.

Ryan Hardwick e Jan Heylen também estão no páreo: com o Porsche #16 da Wright Motorsports, eles somam 2573 pontos na tabela. No ViR, chegaram em sétimo na geral e quinto na categoria.

O último degrau do pódio da GTD ficou com a Paul Miller Racing: a equipe fez de Bryan Sellers e Madison Snow os últimos campeões do IMSA Weathertech Sprint Cup, que não será realizado em 2023 por absoluta falta de compromisso de outras equipes – só a Rick Ware Racing marcou presença em todas as provas Sprint (oito ao todo) que compuseram o certame como única inscrita somente da série IWSC. O t´ítulo fora matematicamente definido em Road America: bastava à dupla do #1 largar no ViR e a fatura era liquidada.

Em 1º de outubro, a Petit Le Mans, com a presença das cinco classes em disputa, define os campeões do IMSA Weathertech SportsCar Championship e também do Michelin Endurance Cup. A disputa marca a despedida dos protótipos DPi – que serão substituídos pelos LMDh com a denominação GTP nos EUA e também do modelo Ferrari 488 GT3 (vem aí a nova 296 GT3), bem como as versões atuais do Lamborghini Huracán e do Porsche 911 GT3-R, com atualizações meccânicas e aerodinâmicas.

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