Terceira em quatro: segue o domínio Prema no ELMS

RIO DE JANEIRO – Mais uma vitória da Prema no European Le Mans Series este ano (assista à íntegra da corrida no vídeo acima): foi o terceiro triunfo do time de Angelo e René Rosin na temporada do certame europeu de Endurance, ampliando a liderança dos italianos e dos pilotos do carro #9: Ferdinand Von Habsburg, Louis Déletraz e Lorenzo Colombo.

A trinca partiu da 7ª posição do grid após um desempenho beirando o razoável no qualifying de sábado, mas logo apresentaram armas. Habsburg passou de sétimo para quarto logo na primeira volta e com meros 37 minutos de disputa, o Oreca decorado predominantemente de vermelho já estava no comando. Foi tão fácil a vitória da Prema que apenas os três primeiros ficaram na mesma volta: além deles, o #65 da Panis Racing, pole position, com Julien Canal/Job Van Uitert/Nico Jamin e o #37 da COOL Racing com Niklas Krütten/Yifei Ye/Nico Lapierre.

A corrida, que fechou com 132 voltas completadas pelos vencedores no traçado de Barcelona, com 4,675 km de extensão, teve vários períodos de FCY e somente um Safety Car, justamente na primeira volta, por conta de dois incidentes isolados: no primeiro, a Ferrari das Iron Dames ficou fora de combate após ser abalroada por um protótipo LMP3.

Dois outros carros desta classe se autoimolaram: o #3 da United Autosports com Jim McGuire a bordo e o #27 da COOL Racing, conduzido por Jean-Ludovic Foubert. Foram os únicos três abandonos de toda a prova.

Na LMP2 Pro-Am, o 5º lugar geral deu uma bela recompensa ao trio do #88 da AF Corse formado por François Perrodo, Alessio Rovera e Nicklas Nielsen. Em duas das três provas anteriores, os pilotos do time de Amato Ferrari sempre enfrentaram problemas com incidentes e/ou penalizações.

Com a terceira vitória em quatro provas, Habsburg/Colombo/Déletraz chegam a 85 pontos, abrindo 21 para Van Uitert/Canal/Jamin.

A Inter Europol Competition, do brasileiro Pietro Fittipaldi e seus parceiros David Heinemeier-Hänsson e Fabio Scherer, novamente não se saiu bem. Na qualificação, só conseguiram encaixar uma única volta e largaram de oitavo no grid que contou com 39 inscritos. Depois, um problema de vazamento no radiador do Oreca #43 acabou com qualquer possibilidade. A equipe fechou a prova em 16º na geral e com seis voltas de atraso.

Mas se a equipe não foi bem na LMP2, o oposto aconteceu na LMP3, com o triunfo de Charles Crews/Nico Pino/Guilherme Oliveira, que seguem nos calcanhares dos líderes após perderem o triunfo da prova inaugural em Paul Ricard, emplacando a segunda vitória seguida do #13 em 2022. Os três agora somam 54 pontos contra 59 de Malthe Jakobsen/Maurice Smith/Mike Benham, da COOL Racing.

Com o único Duqueine inscrito, a DKR Engineering, atual campeã da classe, conquistou um ótimo segundo posto graças a Sebastián Álvarez, Aleksandr Bukhantsov e Tom Van Rompuy.

Entre os LMGTE, a Proton Competition amplia sua liderança: o #77 de Lorenzo Ferrari, Christian Ried e Gianmaria Bruni venceu mais uma – com pouco menos de 15 segundos de frente para a Spirit of Race e o trio formado por David Perel/Duncan Cameron/Matt Griffin, que perdeu o primeiro lugar faltando 23 minutos para o fim da disputa.

A JMW Motorsport, que trouxe Miguel Molina para esta etapa, completou o pódio com a boa performance do #66 guiado não só pelo espanhol mas também por Sean Hudspeth e Giacomo Petrobelli.

Com o triunfo, os vencedores abriram 28 pontos de diferença (69 a 41) em relação aos vice-líderes, restando Spa-Francorchamps – onde a fatura pode ser fechada com antecedência, dependendo dos resultados – e Portimão como as corridas finais do calendário do ELMS.

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