4h de Spa: United ganha primeira, Inter Europol e Pietro Fittipaldi vão ao pódio e Prema encaminha título

RIO DE JANEIRO – Já não era sem tempo: ausente do topo do pódio em 2022 no WEC e ELMS na classe LMP2, a United Autosports venceu neste domingo a disputa das 4h de Spa-Francorchamps, quinta e penúltima etapa do European Le Mans Series.

O carro #22 guiado por Duncan Tappy/P`hil Hanson/Tom Gamble liderou desde o final da segunda hora e daí não foi mais incomodado rumo ao primeiro triunfo do ano. Com o segundo pódio no ano, o trio chegou a 73 pontos e está em 4º na tabela.

Todavia, o título se encaminha para a Prema e os pilotos Ferdinand Von Habsburg e Louis Déletraz: os dois, mais Juan Manuel Correa, chegaram em 3º na disputa – e isso aconteceu mesmo após uma penalização de 5 segundos ao carro #9 por ultrapassar o #65 da Panis Racing no momento da largada – o que não pode. Eles chegaram a 100 pontos somados – Lorenzo Colombo, que serviu à equipe nas quatro etapas anteriores, ficou com 85 e os concorrentes mais diretos são Nico Jamin/Julien Canal/Job Van Uitert, que com o 4º lugar hoje subiram para 76 – com 26 pontos em jogo, um 9º lugar basta à Prema para comemorar o título.

Por falar em comemoração, a Inter Europol Competition tem muito a celebrar neste domingo: o carro #43 do time de Sacha Fassbender largou de último entre 39 carros e fez uma corrida extraordinária para terminar em 2º. Primeiro pódio para o trio formado por David Heinemeier-Hänsson, Fabio Scherer e o brasileiro Pietro Fittipaldi, com atuação exemplar.

Os carros decorados em verde e amarelo também foram ao pódio na LMP3: com a terceira vitória seguida em cinco provas, Guilherme Oliveira/Charles Crews/Nico Pino chegaram a 79 pontos e abriram 19 dos então líderes da COOL Racing, que acabariam fora após marcar a pole nos treinos, por conta de problemas ainda na primeira hora de disputa.

Azar de Mike Benham/Malthe Jakobsen/Maurice Smith e mais uma boa corrida do solitário Duqueine D30-M08 da DKR Engineering guiado por Sebastian Álvarez/Tom Van Rompuy/Aleksander Bukhantsov. O #7 da Nielsen Racing sobreviveu a uma cacetada desferida por um adversário no correr da disputa e ficou com o último degrau do pódio.

Na LMGTE, o #57 da Kessel Racing partiu da pole e mesmo após uma rodada, venceu a disputa com Frederik Schandorff/Mikkel Jensen/Conrad Grunewald, com as Iron Dames da Iron Lynx em 2º e o Porsche da Absolute Racing em terceiro.

O #60 da Iron Lynx, desclassificado em Monza, teve a vitória naquela oportunidade restituída após recurso. Mas o trio formado por Claudio Schiavoni/Davide Rigon/Matteo Cressoni hoje não passou da nona posição – o resultado beneficiou Christian Ried/Lorenzo Ferrari/Gianmaria Bruni, que terminaram em 5º na classe em Spa e seguem líderes, agora com nove pontos para Schandorff e Jensen – que seguem no páreo – e 21 para Schiavoni, Rigon e Cressoni.

A última etapa do ELMS será dia 16/10 no Algarve, com as 4h de Portimão.

Comentários

    • Nas 24h de Spa as Iron Dames ganharam na Gold Cup. Foram ao pódio em Monza no WEC e em Fuji, também.

      Hoje, brigarão pelo título do GT World Challenge Endurance na Gold Cup em Barcelona.

      Torço demais por elas.