BMW oficializa pilotos e confirma Farfus para a IMSA 2023

A BMW apresentou oficialmente como será o M Hybrid V8 na IMSA 2023. Se o carro já é bonito parado, imaginem andando… (Foto: Sam Cobb/BMW)

RIO DE JANEIRO – Ontem foi o dia do lançamento oficial do programa IMSA da BMW na nova classe GTP com vistas à próxima temporada do Weathertech SportsCar Championship. O carro do construtor bávaro, que foi testado várias vezes desde sua apresentação na Europa, finalmente chegou aos Estados Unidos e ganhou o livery com que disputará a competição local em 2023.

E se o carro, construído na plataforma Dallara, já é bonito parado como na imagem acima, imaginem só andando…

Brincadeira à parte, a BMW anunciou cinco dos pilotos que vão colaborar com o time gerido por Bobby Rahal, David Letterman e Mike Lanigan, os sócios da organização que representa o construtor alemão na IMSA,

O evento aconteceu nesta quinta em Los Angeles, na Califórnia, com a presença do CEO da BMW M Franciscus Van Meel, do diretor de Motorsport da casa bávara Andreas Roos e do presidente da IMSA, John Doonan.

A dupla full season do carro #24 será formada por Connor de Philippi e Nick Yelloly. No #25, o brasileiro Augusto Farfus, que completa dezesseis anos como piloto da marca de Munique nas pistas, dará expediente com o austríaco Philipp Eng.

Connor é piloto da equipe estadunidense há alguns anos, somente. Perto de completar 30 anos, começou nos monopostos, passou pela Porsche Carrera Cup na Alemanha, andou de Audi em Grã-Turismo e a BMW logo que pôde o trouxe para suas fileiras.

Nick Yelloly fará 32 em dezembro – a carreira do britânico também passou pela ‘escadinha’ dos carros de rodas descobertas e ao terminar sua campanha na World Series em 2015, encontrou abrigo na Porsche Cup. Daí para os GTs foi um pulo. Hoje, o piloto é um dos parceiros de Augusto Farfus na ROWE Racing, disputando o Fanatec GT World Challenge Europe Endurance.

Augusto é, além de Bill Auberlen, o piloto-símbolo da BMW. Lá se vão, como dito parágrafos acima, mais de 15 anos desde que o curitibano – que faz 40 anos ano que vem – chegou à marca da Baviera egresso dos karts, dos monopostos e de uma experiência prévia de Turismo com a Alfa Romeo. Caiu nas graças dos alemães por sua expertise e nos últimos anos, foi dele todo o desenvolvimento do modelo M4 GT3 que estreou oficialmente em 2022.

Por fim, o austríaco Phillipp Eng, de 32 anos, igualmente esteve nas categorias de base do automobilismo europeu até 2011, quando ingressou no ADAC GT Masters. A exemplo de Connor de Philippi e Nick Yelloly, teve uma passagem pela Porsche Cup. É contratado da fábrica BMW há mais de três anos. Terá sua primeira chance de guiar um Esporte-Protótipo.

O quinto nome anunciado pela BMW é o de Colton Herta: envolvido numa passagem à F1 que não deu certo pela falta de pontos de Superlicença – polêmica grande, aliás – e a desistência do grupo Red Bull, o piloto da Andretti na Indy tem apenas 22 anos, um longo futuro pela frente e também enfrenta a resistência de quem o acha impetuoso e velocíssimo, porém desastrado e até superestimado.

O californiano filho de Bryan Herta, cuja escola de formação no esporte é europeia, tendo passado pelo EF Open e Fórmula 3 no chamado ‘velho mundo’, já colaborou com a BMW Team RLL em 2019, quando estreou nas 24h de Daytona e ainda não tinha feito 19 anos. Inclusive, Herta venceu aquela prova na GTLM e também este ano na LMP2 via DragonSpeed, junto a Pato O’Ward, Eric Lux e Devlin DeFrancesco.

No clique de Sam Cobb, o carro ainda com o visual do lançamento oficial treina na Flórida no Sebring International Raceway

O modelo BMW M Hybrid V8 passou inclusive pela primeira bateria de treinos no Sebring International Raceway, que já vira andando por lá o Cadillac V-LMDh e o Porsche 963, modelos que serão rivais da marca alemã no IMSA ano que vem.

O plantel da GTP já está com nove carros anunciados: Acura com Wayne Taylor e Meyer Shank Racing; Cadillac com Action Express e Cadillac Racing (Chip Ganassi Racing); BMW com o Team RLL e Porsche, com JDC-Miller Motorsports e Team Penske – estas últimas sem pilotos anunciados. Um décimo carro será outro Porsche 963 e há chances que seja entregue ou para a organização Andretti Autosport ou para A.J. Foyt. Deve haver em breve um anúncio a respeito.

Desses possíveis 10 carros full season, há quem diga que os dois Porsche privados não ficarão prontos a tempo para a disputa da edição 2023 das 24h de Daytona. Também um possível segundo carro da Action Express com o patrocínio da Ally para alocar Jimmie Johnson e parceiros pode não se materializar a tempo da corrida de janeiro próximo. Os times oficiais serão prioridade dos construtores envolvidos no novo regulamento técnico num primeiro momento – e não sem razão.

Sobre a participação do BMW Team RLL na categoria GTD Pro, nenhuma linha – por enquanto – porém, acho impossível que se deixe escapar pilotos como John Edwards e Jesse Krohn para outras marcas e programas. Não descarto que a equipe tenha um M4 GT3 por lá em 2023  – mesmo que não haja nada oficial até o momento.

Comentários