Decisão do GT World Challenge Europe Endurance com 48 carros em Barcelona

RIO DE JANEIRO – Neste domingo, termina a temporada do . Com a série Sprint já definida em favor de Dries Vanthoor e Charles Weerts, além do campeonato absoluto já nas mãos do italiano Raffaele Marciello, as 3h de Barcelona definirão os demais vencedores no certame de Endurance em todas as classes constantes da competição: Pro Cup, Pro-Am Cup, Gold Cup e Silver Cup.

Na lista oficial, a relação é de 48 carros – um a menos que em Hockenheim, pois o Porsche #22 da Allied Racing que teria Joel Sturm/Patrick Mathiesen/Dominik Fischli está fora. O que muda são os pilotos e principalmente na Iron Lynx, Daniel Serra não disputa a última prova: embora o tricampeão da Stock Car esteja na relação, a equipe italiana optou por deixá-lo em Road Atlanta e chamou Alessio Rovera para compor o trio com os compatriotas Davide Rigon e Antonio Fuoco – que tentam neste domingo descontar os 11 pontos que os separam do trio líder da Mercedes-AMG Akkodis-ASP formado por Raffaele Marciello/Daniel Juncadella/Jules Gounon, na batalha pelo título da Pro Cup. A categoria conta com 16 carros na Catalunha.

O único brasileiro na relação passa a ser Augusto Farfus: 7º colocado com 32 pontos junto a Nick Yelloly e Nicky Catsburg, o piloto do #98 da ROWE Racing terá a seu lado e ao de Yelloly o futuro companheiro dele na IMSA em 2023: Philipp Eng, que substitui Catsburg, a serviço da Corvette na Petit Le Mans.

A corrida de Barcelona verá a despedida do Team WRT como cliente Audi: a equipe de Baudour terá cinco carros no plantel – dois da Pro Cup, dois da Silver Cup e um da Gold Cup. Por sinal, os belgas têm um novo piloto trazido de última hora: doente, Kelvin Van der Linde está fora no canto do cisne da equipe como cliente dos quatrargólicos. Vai no #32 o suíço Ricardo Feller junto a Charles Weerts e Dries Vanthoor.

Na Silver Cup, o título foi definido na Alemanha, com o trio formado por Benjamin Goethe/Jean-Baptiste Simmenauer/Thomas Neubauer – justamente do Team WRT –  abrindo 32 pontos – com um máximo de 26 à disposição neste fim de semana – em relação a Nicolas Scholl/Alex Aka/Marius Zug, da equipe Attempto Racing – também dispondo do Audi R8 LMS GT3 EVO2.

O título da Gold Cup está entre três formações: a Inception Racing, chefiada por Shaun Goff e Bas Leinders, lidera com 84 pontos e o trio Ollie Millroy/Frederik Schandorff/Brendan Iribe. Este último vem de Road Atlanta para a Espanha e chegará a tempo da corrida. 

O trio do McLaren de dorsal #7 tem nove de vantagem para as Iron Dames, vencedoras na classe na sempre difícil 24h de Spa-Francorchamps. Rahel Frey/Sarah Bovy/Michelle Gätting vão tentar o título e virar o jogo, por enquanto favorável aos ponteiros. Com chances bem mais reduzidas, aparece a trinca formada por Robert e Alfred Renauer, mais Ralf Böhn, que têm à disposição um Porsche preparado pela Herberth Motorsport.

Entre os Pro-Am, cujo plantel é de somente quatro carros inscritos, a parada está entre a AF Corse, líder com os 103 pontos de Stefano Costantini/Andrea Bertolini/Louis Machiels, dezessete a mais que o trio da Garage 59 formado pelos portugueses Henrique Chaves e Miguel Ramos, mais o britânico naturalizado sueco Alexander West.

A largada para as 3h de Barcelona será domingo às 10h de Brasília.

 

 

Comentários