ELMS: 41 carros nas 4h de Spa-Francorchamps

Confirmado pela Prema para o ELMS, Juan Manuel Correa finalmente estreia pela equipe após perder as quatro primeiras corridas do campeonato

RIO DE JANEIRO – Neste domingo, o European Le Mans Series (ELMS) faz a visita tradicional ao circuito belga de Spa-Francorchamps para a 5ª e penúltima etapa da temporada 2022 da competição. Ainda com pilotos por confirmar, o plantel mantém a média dos eventos anteriores, com 52 pontos em jogo nas classes LMP2, LMP3 e LMGTE, além da subclasse de protótipos LMP2 Pro-Am.

Serão 41 carros, com um total de 16 LMP2, 13 LMP3 e doze LMGTE, um a mais que na etapa passada, quando a Rinaldi Racing teve de fazer forfait de uma de suas Ferrari.

Líder com três vitórias e 85 pontos, a italiana Prema terá novidades na Bélgica: o equatoriano-estadunidense Juan Manuel Correa finalmente estreia pelo time de Angelo e René Rosin. Livre de compromissos com a Fórmula 3 FIA, ele dividirá o carro #9 com Louis Déletraz e Ferdinand Von Habsburg, no lugar de Lorenzo Colombo.

O romeno Filip Ugran terá sua primeira chance num LMP2, alinhando no #19 da Algarve Pro Racing no lugar da alemã Sophia Flörsch, que fez excelentes provas este ano, dividindo os trabalhos com o holandês Bent Viscaal.

Com Reshad de Gerus fora desde as 4h de Monza, a Duqueine socorreu-se de Anders Fjördbach nas 4h de Barcelona, mas não definiu o companheiro de Memo Rojas Jr. e Richard Bradley para este fim de semana. O Racing Team Turkey, da LMP2 Pro-Am, contará com Will Stevens no posto de Jack Aitken. Este último terá compromissos no ADAC GT Masters, onde guiará um Lamborghini Huracán da Emil Frey Racing.

Com apenas dois pontos somados e em 16º na tabela de classificação, Pietro Fittipaldi retorna ao volante do #43 da Inter Europol Competition neste fim de semana, mais uma vez junto a Fabio Scherer e David Heinemeier-Hänsson.

A divisão LMP3 também apresenta algumas estreias: a Eurointernational promove a participação inaugural de dois pilotos da Península Ibérica – o português Miguel Cristóvão foi alocado no carro #10 do time de Antonio Ferrari junto a Xavier Lloveras como o quinto parceiro diferente do piloto espanhol. no #11, Santiago Serrano dividirá os trabalhos com Max Koebolt e Jerôme de Sadeleer.

Ausente nas 4h de Barcelona, a Nielsen Racing retorna com seu protótipo Ligier JS P320 para Tony Wells e James Littlejohn.

No campeonato, Mike Benham/Malthe Jakobsen/Maurice Smith chegam à Bélgica defendendo a liderança com o carro #17 da COOL Racing. A trinca tem uma vitória, três pódios e cinco pontos de frente para o #13 da Inter Europol Competition com Charles Crews/Nico Pino/Guilherme Oliveira, vencedores das duas últimas provas na divisão.

Entre os Grã-Turismo, a Rinaldi volta com o carro #33 de “Christian Hook”, mais Jeroen Bleekemolen e Fabrizio Crestani, enquanto Matthew Payne também retorna após a participação de Miguel Molina na perna espanhola em Barcelona. Já na Kessel Racing, Takeshi Kimura dá vez ao estadunidense Conrad Grunewald, que fez uma boa estreia nas 24h de Le Mans este ano. A francesa Doriane Pin, que dá show no Ferrari Challenge Europe, terá uma segunda oportunidade na Ferrari #83 da Iron Lynx totalmente alinhada por mulheres, junto a Sarah Bovy e Michelle Gätting.

A trinca Gianmaria Bruni/Lorenzo Ferrari/Christian Ried, da Proton Competition, defende uma margem de 28 pontos sobre o trio da Spirit of Race composto por Duncan Cameron/David Perel/Matt Griffin.

Comentários