Petit Le Mans, 25 anos: pole vital da Meyer-Shank para a decisão do título

RIO DE JANEIRO – O enredo para o grand finale da temporada 2022 do IMSA Weathertech SportsCar Championship não poderia começar melhor: com o regulamento adotado desde o último ano, com pontos em jogo tanto na definição das posições de largada quanto – óbvio – no resultado final de cada corrida, a posição de grid passou a ter uma importância ainda maior, principalmente nas divisões com um número praticamente semelhante de carros ao longo de todo o ano.

Isso ocorre na despedida dos modelos Daytona Prototype International (DPi), que terão seu canto do cisne amanhã no Michelin Raceway Road Atlanta, no Jubileu de Prata da Motul Petit Le Mans: nesta sexta-feira, a Meyer-Shank Racing reduziu de 19 para 14 pontos a diferença para o carro #10 da Wayne Taylor Racing, que lidera a tabela.

O Acura ARX-05C guiado por Tom Blomqvist, que terá ainda Helio Castroneves e o titular Oliver Jarvis nas 10h de disputa, estabeleceu a pole position para o pelotão de 43 carros, com a marca de 1’08″555 – 214,614 km/h de média e 0″233 melhor que o Cadillac #02 da Chip Ganassi Racing guiado por Earl Bamber na tomada de tempo.

Ricky Taylor ficou num suado 3º posto com Acura da WTR, não sem antes escapar da pista, sem danificar o carro, contudo – maltratando por conseguinte os pneus Michelin, o que pode custar caro em ritmo de prova no primeiro stint, porque na regra da IMSA o piloto larga com o pneu da classificação. O estadunidense ficou a apenas catorze milésimos do tempo de Bamber.

Na segunda fila, estará o #5 da JDC-Miller, que se despede como equipe Cadillac – em 2023, o time terá o modelo Porsche 963. Dos sete carros da divisão principal, seis viraram abaixo de 1’09” – somente Pipo Derani não conseguiu o feito: o brasileiro marcou 1’09″075, meio segundo acima da pole e parte de sétimo no pelotão.

Entre os LMP2, cujos pilotos de graduação bronze participaram da definição do grid, a PR1/Mathiasen levou a melhor com o #11 conduzido por Steven Thomas. Com 1’11″939, ele superou por 0″082 a marca do dinamarquês Dennis Andersen, da High Class Racing. Ben Keating classificou o outro Oreca 07 LMP2 da equipe de Ray Mathiasen, Bobby e Lisa Oergel em terceiro, seguido do carro da Tower Motorsport com o líder da classe, o canadense John Farano.

Na LMP3, pole para a Riley Motorsports: Kay Van Berlo classificou o #74 que terá o brasileiro Felipe Fraga e fez uma ótima volta em 1’15″517, baixando em 0″108 o tempo do nórdico Malthe Jakobsen com o #33 da Sean Creech Motorsports. A Andretti Autosport ficou com a terceira marca e o melhor Duqueine – o #13 da AWA – sai em quarto, logo à frente do #54 da CORE Autosport, que rivaliza com a equipe que sai na ponta naquela divisão de protótipos, na briga pelo título.

Os modelos GTD Pro e GTD classificaram-se em simultâneo e por serem do mesmo regulamento, largam misturados: assim, a pole da GTD Pro e geral entre os GT3 ficou com a Vasser Sullivan – Jack Hawksworth levou o Lexus #14 à marca de 1’18″835, 0″208 abaixo do Aston Martin #23 da equipe The Heart of Racing, com o espanhol Alex Riberas.

Terceiro entre os Grã-Turismo, a BMW M4 GT3 #1 da Paul Miller Motorsport foi o melhor carro da GTD com Madison Snow, enquanto no somatório das duas subclasses o Lamborghini #39 da CarBahn with Peregrine Racing, guiado por Robert Megennis, superou outro modelo do construtor de Sant’Agata, com Jaden Conwright para ser segundo na GTD e sétimo geral por apenas dezesseis milésimos.

A Risi Competizione escalou James Calado no #62 e o britânico respondeu bem: quarto tempo da GTD Pro, quinto entre os carros no mesmo regulamento técnico – 1’19″352. Quem ficou devendo foi a Pfaff Motorsports: o Porsche #9 dos virtuais campeões Mathieu Jaminet e Matt Campbell e classificado por Felipe Nasr, marcou apenas o sétimo e último posto da GTD Pro e 13º entre os 21 modelos inscritos – 1’19″942.

Dos 43 carros, dois não tiveram tempos registrados: o Acura NSX-GT3 Evo22 da Gradient Racing perdeu todas as suas voltas por uma infração do regulamento técnico. A BMW #96 da Turner Motorsport teve problemas de gestão eletrônica, deu duas voltas e recolheu. Na LMP3, por ter provocado a única bandeira vermelha da qualificação, o #38 da Performance Tech teve anuladas as suas duas melhores voltas – regra do código desportivo da IMSA.

A disputa da 25ª Motul Petit Le Mans começa às 12h10 pelo horário ET (Eastern Time), 13h10 de Brasília neste sábado.

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