SRO muda datas do British GT e das 24h de Spa para 2023

RIO DE JANEIRO – Sabem aqueles calendários que a Stéphane Ratel Organisation (SRO) mostrou em julho por ocasião das 24h de Spa-Francorchamps projetando as datas de suas séries para 2023?

Podem esquecer.

FIA e Liberty Media provocaram mudanças nos calendários do Fanatec GT World Challenge Europe Endurance (por conseguinte do Intercontinental GT Challenge, também) e do Intelligent Money British GT para o próximo ano.

A bagunça começou quando foi divulgado o extenso calendário da Fórmula 1 para 2023, contemplando para julho o GP da Bélgica – exatamente na data reservada pela SRO para o seu principal evento de longa duração do calendário.

Ratel não se fez de rogado e em poucas horas anunciava a nova data: a corrida será realizada em 1º e 2 de julho.

Não obstante, para evitar conflitos de datas com o FIA WEC, o Mundial de Endurance, ainda sem calendário anunciado para o próximo ano, a SRO postergou para o fim de semana de 21 e 23 de abril a abertura do GTWC Europe Endurance em Monza, na Itália. Há quem diga que a data de 16 de abril estaria reservada para o que seria a segunda corrida do Mundial de Endurance – lá mesmo, em Monza.

Por força da antecipação do evento de Spa, o Test Day obrigatório para carros inscritos no evento belga passou para 23 e 24 de maio. Antes, fora marcado para 20-21 de junho. A nova data de Spa-Francorchamps troca com Misano, sede de uma rodada dupla do GTWC Europe Sprint.

Outras trocas aconteceram: Brands Hatch entra na data Sprint que seria de Magny-Cours, com a pista francesa fora do calendário da SRO. Nürburgring troca com Hockenheim e volta a sediar uma das provas de longa duração, junto a Monza, Paul Ricard, Spa e Barcelona. A temporada 2023 encerra com um evento Sprint em Zandvoort, nos dias 14 e 15 de outubro do próximo ano.

E no Intelligent Money British GT Championship, três datas foram mexidas por força da mudança de calendário da Fórmula 1 e também dos principais eventos da SRO.

A prova de Snetterton, com duas baterias de 60 minutos, foi acomodada uma semana antes do previsto, sendo marcada para 18 de junho. Com a passagem do GTWC Europe Sprint para Misano, adiou-se em uma semana o evento de Portimão, que terá duração de 3h. E até a final em Donington Park mudou de data: seria dia 15 de outubro – foi transferida para a semana seguinte.

Calendário revisado do GT World Challenge Europe:

March 7-8 – Official Testing (Paul Ricard)
April 22-23 – Monza (Endurance)
May 13-14 – Brands Hatch (Sprint)
May 23-24 – Official Testing (Spa)
June 3-4 – Paul Ricard 1000km (Endurance)
June 27-July 2 – CrowdStrike 24 Hours of Spa (Endurance)
July 15-16 – Misano (Sprint)
July 29-30 – Nürburgring (Endurance)
Sept. 2-3 – Hockenheim (Sprint)
Sept. 16-17 – Valencia (Sprint)
Sept. 30-Oct. 1 – Barcelona (Endurance)
Oct. 14-15 – Zandvoort (Sprint)

Calendário revisado do Intelligent Money British GT Championship:

April 8 & 10 – Oulton Park (2x 1-hour)
May 6/7 – Silverstone 500 (1x 3-hour)
May 27/28 – Donington Park (1x 2-hour)
June 17/18 – Snetterton (2x 1-hour)
July 22/23 – Algarve (1x 3-hour)
September 9/10 – Brands Hatch (1x 2-hour)
October 21/22 – Donington Park (1x 2-hour)

Comentários