WEC, 6h de Fuji: Toyota confirma domínio na definição do grid

SÃO PAULO – Pole position e primeira fila para a Toyota na definição do grid para as 6h de Fuji, quinta e penúltima etapa do Mundial de Endurance em 2022. O construtor japonês fez a dobradinha neste sábado no Japão com diferença de 20 milésimos de segundo entre os dois carros.

E o melhor tempo foi do #7 guiado por Kamui Kobayashi, numa inequívoca prova de que ali é ‘cada um por si’, uma vez que o #8 é quem briga pelo título contra a Alpine – sem conseguir reduzir os 10 pontos que os separam ,porque cada pole recebe um ponto extra. Koba levou o #7 ao tempo de 1’29″234, apenas 0″020 abaixo de Brendon Hartley, com o Alpine dos líderes do campeonato alinhando em 3º – 1’29″446, pouco mais de dois décimos atrás. Matthieu Vaxivière foi quem classificou o vetusto protótipo da equipe francesa, que deve descer à LMP2 em 2023 num ano de transição para a estreia do projeto LMDh do construtor de Dieppe com base no Oreca.

A Peugeot, logicamente, não teve chance: Jean-Éric Vergne ficou a quase oito décimos da pole e Loïc Duval fez o 5º tempo a 0″918 da Toyota. Para o construtor francês, fazer o 9X8 percorrer o máximo possível de quilometragem sem ter problemas, será lucro.

Entre os LMP2, Antonio Félix da Costa eclipsou a concorrência e registrou a melhor volta do pelotão de 13 carros inscritos para esta classe, com a marca de 1’31″649, simplesmente 0″280 abaixo do tempo de Nicklas Nielsen, pole entre os três carros com pilotos bronze (Pro-Am).

O Team WRT ocupa as posições seguintes no grid, com o carro #41 inscrito em parceria com a RealTeam à frente do #31 que Robin Frijns conduziu na definição dos tempos de classificação. A boa surpresa foi o top 10 geral da Vector Sport, que neste fim de semana tem Renger Van der Zande como substituto de Nico Müller, ocupado com o DTM.

As possíveis decepções do treino nessa divisão foram a United Autosports, que ficará com a sexta e sétima posições da categoria e também a Prema, que não passou da nona colocação.

Entre os LMGTE-PRO, a primeira tentativa de volta rápida bastou para Michael Christensen cravar a pole, levar o ponto extra e colocar a Porsche à frente de Corvette e Ferrari no pelotão. O dinamarquês do carro #92 alcançou 1’36″371 e não foi mais superado – o #51 da AF Corse guiado por James Calado foi batido por 0″195, com Gianmaria Bruni formando outro ‘par’ com o segundo bólido do construtor de Maranello. A Corvette ficou com o 5º tempo da classe e quase oito décimos acima da pole.

Ben Keating, que completou 50 anos no fim de agosto, fez a volta mais rápida entre os pilotos bronze escalados para o treino entre os LMGTE-AM. O texano da TF Sport marcou 1’39″209, somente 0″062 mais rápido que a belga Sarah Bovy, com a Ferrari #85 das Iron Dames. Após o forte acidente de Henrique Chaves na corrida anterior, a equipe de Tom Ferrier veio com um carro novo para o Japão.

A terceira posição foi de outra Ferrari, a da Spirit of Race, com Franck Dezoteux à frente – em princípio – do Aston Martin da D’Station Racing, que fora o quarto mais rápido. Mas o #777 foi excluído do seu posto original no grid porque o japonês Satoshi Hoshino não desacelerou o necessário em trechos de bandeira amarela – por conta justamente de uma rodada de Dezoteux. O carro verde largará na última fila junto ao Aston Martin #98 da NorthWest AMR.

Desse modo, o melhor Porsche – o #46 do Team Project 1 conduzido por Niki Leutwiler, largará em quarto na divisão, seguido pelo #54 da AF Corse e o #56 do Team Project 1, que neste fim de semana terá Takeshi Kimura no lugar de Brendan Iribe, afastado do evento de última hora por ter tido contato com uma pessoa infectada por Covid-19. O estadunidense está de quarentena e deve voltar às pistas no Bahrein.

A largada das 6h de Fuji será às 23h de Brasília. Só para não fugir à regra, a previsão para a corrida é de tempo chuvoso…

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