Craft-Bamboo e Mercedes triunfam nas 8h de Indianápolis

RIO DE JANEIRO – Uma das únicas escuderias presentes às 8h de Indianápolis que não era dos EUA, a Craft-Bamboo Racing venceu neste sábado mais uma edição da competição que encerrou a temporada do Fanatec GT World Challenge America, valendo também como 3ª etapa do Intercontinental GT Challenge (IGTC).

A corrida foi disputada por 25 carros e teve seu ponto crucial na hora e meia final, quando o Mercedes #77 guiado por Raffaele Marciello, Dani Juncadella e Daniel Morad – que inclusive tinha livery alusivo à Theodore Racing, equipe de Hong Kong levada inclusive para a Fórmula 1 por seu fundador, Teddy Yip (já falecido) superou a Ferrari da AF Corse-Francorchamps, inscrita para Antonio Fuoco, Daniel Serra e Ulysse de Pauw.

Nessa batalha estavam dois membros da Ferrari Driver Academy (FDA), sendo que “Lello” foi posto para escanteio e Fuoco ainda está no radar do construtor de Maranello. E a luta foi árdua até o final, haja visto que após 328 voltas completadas – recorde da competição – a disputa se encerrou com diferença de escassos oito décimos de segundo.

A Turner Motorsport venceu a corrida entre os 21 carros inscritos para a prova do Fanatec GT World Challenge America, que encerrou ontem sua temporada em 2022. Robby Foley, Michael Dinan e John Edwards ficaram com o 3º lugar geral, mas não participaram para efeito de classificação do IGTC. A posição de pódio da competição internacional ficou com a Winward Racing e o carro guiado por Jules Gounon, Russell Ward e Phillip Ellis, pole position no Top 10 Shootout da véspera.

No IGTC, por subclasses, a SunEnergy1 Racing venceu com Martin Konrad, Kenny Habul e Dominik Baumann, seguida pela TR3 Racing e o Lamborghini de Corey Lewis, Jon Branam e Jeff Burton e pelo Porsche da GMG com James Sofronas, Kyle Washington e Klaus Bachler. O único inscrito da Am chegou em 12º na geral para efeito da disputa em paralelo ao GT World Challenge America, com Jason Daskalos, Seth Lucas e Jason Harward guiando o carro da Zelus Motorsports.

O único título ainda em disputa na competição estadunidense foi definido na última etapa: a classe Pro-Am era a que ainda tinha o campeonato em aberto e os principais favoritos, o belga Jan Heylen e o companheiro de equipe Charlie Luck não tiveram sorte na corrida: um problema com a direção hidráulica do Porsche da Wright Motorsports os deixou em 12º na prova das equipes dos EUA e sétimo na categoria.

A disputa da Pro-Am foi ganha pela BimmerWorld com o interminável Bill Auberlen, além de Richard Heistand e Chandler Hull. E o 3º posto deu o título a Ashton Harrison e Mario Farnbacher – eles tiveram em Indianápolis a companhia de Christina Nielsen.

Além das representantes da Racers Edge Motorsports, outras presenças femininas nas 8h de Indianápolis foram as de Taylor Hagler e Erin Vogel dividindo o mesmo carro – o Acura da RealTime Racing – além da canadense Samantha Tan no BMW partilhado com Nick Wittmer e Harry Gottsacker.

Comentários