Dobradinha Honda no Super GT em Autopolis; João Paulo de Oliveira segue líder na GT300

RIO DE JANEIRO – O Super GT japonês chegou ao circuito de Autopolis, na região (prefeitura) de Oita para a penúltima etapa da temporada e a Honda, que não vencia desde a tumultuada corrida do Golden Week em Fuji, onde os pontos foram computados pela metade, deu o ar da graça e levou a corrida do domingo em 1-2 de equipes representantes da marca.

Na corrida deste domingo, disputada em 65 voltas pelo circuito construído e inaugurado nos anos 1990, o #17 da equipe Realtime Astemo guiado pelo veterano Koudai Tsukakoshi e por Nobuharu Matsushita se valeu da estratégia e do pit stop obrigatório para troca de pilotos, pneus e abastecimento para vencer após largarem do 3º lugar obtido nas sessões de classificação. Eles lideraram o 1-2 da Honda com pouco mais de 13 segundos de margem para o carro do Team Kunimitsu conduzido por Tadasuke Makino e Naoki Yamamoto, que derrotou na disputa pelo 2º lugar o Nissan da Kondo com Kohei Hirate e Daiki Sasaki, um dos únicos carros com pneus Yokohama na GT500 e que alinhara da pole position.

O melhor Toyota foi quarto com Kazuya Oshima/Kenta Yamashita e os líderes do campeonato, Mitsunori Takaboshi/Katsumasa Chiyo, chegaram em 7º lugar, logo atrás de Kazuki Hiramine/Bertrand Baguette.

Por enquanto, a dupla do #3 da NDDP Racing/Nismo vai para a decisão com ligeiro favoritismo e 2,5 pontos de frente para Hiramine/Baguette. Mas a dupla vencedora de domingo chegará com força e chances de título – somam 54 e estão quatro atrás dos ponteiros. Yamamoto e Makino ainda têm chances, mas somente levarão o título face uma combinação muito favorável de resultados.

Na GT300, João Paulo de Oliveira e seu parceiro Kiyoto Fujinami, mesmo com o lastro máximo de 100 kg no Nissan #56 da Realize Kondo Racing, coletaram pontos fundamentais: chegaram na 5ª colocação e seguem líderes – porém, os atuais campeões Takuto Iguchi e Hideki Yamauchi chegaram em segundo e a diferença entre os rivais que lutaram pelo título ano passado é de três pontos e meio.

A vitória foi do GR Supra inscrito pela Saitama Toyopet Green Brave para Kohta Kawaai e Hiroki Yoshida.

Além de Oliveira/Fujinami e Iguchi/Yamauchi, Riki Okusa, que defende a equipe Jim Gainer Racing e corre com o mesmo modelo Nissan que Oliveira e seu parceiro, também pode ser campeão na última etapa. O piloto do carro #10 teve em Yusuke Shiotsu a dupla do fim de semana, porque Ryuchiro Tomita foi para Barcelona defender o Team WRT no GT World Challenge Europe Endurance. Okusa pode, portanto, ser campeão sozinho neste ano na GT300.

A final será dia 6 de novembro, no circuito Mobility Resort Motegi.

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