GT Open define campeões em Barcelona

RIO DE JANEIRO – Terminou neste domingo a temporada do International GT Open, com a rodada dupla final da série organizada pela GT Sport de Jesús Pareja. Foram sete finais de semana e 13 provas disputadas, com o requinte de uma corrida Endurance em Spa-Francorchamps, num formato inédito testado e aprovado pela categoria.

E a ferrenha briga pelo título só terminou mesmo no Circuito da Catalunha, em Barcelona, com a participação de 26 carros – um bom grid, considerando o encerramento do European Le Mans Series no mesmo fim de semana e a decisão do British GT, também.

A dupla formada pelo chileno Benjamin Hites e pelo italiano Leonardo Pulcini levou o caneco, mesmo sem vencer nenhuma das disputas na Espanha. Os pilotos do Lamborghini Huracan do Oregon Team #63 terminaram em 2º lugar no sábado e ontem, pela vantagem aberta para Nick Moss e Joe Osborne, da Optimum Motorsport, era só partir pro abraço ‘marcando’ a corrida dos rivais. Deu certo: com a 5ª posição, perderam somente dois dos cinco pontos que os separavam e a diferença final ficou em três – 128 a 125.

A Optimum impediu o 1-2 de pilotos da Oregon porque em 3º lugar geral ficaram Kevin Gilardoni e Glenn Van Berlo, que inclusive triunfaram na última prova do ano. No sábado, ganhou o Porsche guiado por Ricardo Cazzaniga e Klaus Bachler, que estreara na rodada anterior em Monza – igualmente com uma vitória.

Na Pro-Am, a saudita Reema Juffali e seu parceiro Adam Christodoulou lutaram como puderam, mas acidentes e ausências impediram o título deles. Os poloneses Karol Basz e Marcin Jedlinski levaram a taça com 67 pontos – dez a mais que os rivais e também Dexter Müller e Yannick Mettler, que perderam no desempate contra Juffali/Christodoulou pelo número de vitórias.

A subclasse Am, muito mais movimentada que antanho, viu velhos conhecidos abiscoitarem o título: a taça parou nas mãos de Alexander Hrachowina e Martin Konrad, derrotando o tailandês Kiki Sak Nana, que na última rodada contou com a companhia de Axel Blom na vaga do alemão Adam Osieka. O oriental ficou com o vice-campeonato e Osieka, pelos pontos somados até antes de Barcelona, foi o 3º.

Veja as finais em Barcelona nos vídeos abaixo.

Comentários