WEC, 8h do Bahrein: Peugeot lidera com Vergne e Di Resta na quinta-feira

RIO DE JANEIRO – Fim de semana de decisão do Mundial de Endurance (FIA WEC) com a disputa das 8h do Bahrein neste sábado e os treinos livres já começaram no circuito de Sakhir com duas sessões realizadas quinta-feira. E deu Peugeot – em ambas as sessões e com 1-2 no FP1.

Na primeira sessão, com pista ainda sem pouca aderência, o #93 com Jean-Éric Vergne fez o melhor tempo com 1’50″536, oito décimos melhor que o #94 guiado pelo novo recruta da marca francesa, Nico Müller, recém-liberado do compromisso com a Audi. No FP2, Paul Di Resta foi o autor do melhor giro a bordo do Hypercar 9X8 virando em 1’49″613 e apenas 0″045 melhor que o Toyota #8 guiado por Brendon Hartley.

O Alpine foi bem no FP2: Matthieu Vaxivière fez seu melhor giro a somente 0″077 do Peugeot líder da folha de tempos. André Negrão deu 20 voltas ao longo do dia com o carro da equipe francesa e sua melhor volta foi em 1’52″396.

O único brasileiro presente pode conquistar um título histórico no sábado: desde Raul Boesel em 1987, com a Jaguar, um piloto do país não é campeão na subclasse principal do WEC. O próprio André venceu a temporada bienal 2018/19, mas na LMP2 – repetindo o feito de Bruno Senna em 2017. A Alpine conquistaria um título inédito no último ano do velho A480, que é um Oreca 07 ‘anabolizado’ para correr na principal classe e usado por alguns anos pela defunta Rebellion Racing.

Futura equipe Ferrari na Hypercar, a AF Corse estabeleceu o padrão na LMP2: Alessio Rovera, que deverá ser um dos seis nomes a guiar a nova 499P no ano que vem, cravou a melhor passagem da categoria nesta quinta com 1’51″787 – mais cedo, Nicklas Nielsen liderou o FP1 com o mesmo Oreca 07 #83 do time de Amato Ferrari. Esse carro também é da subclasse LMP2 Pro-Am, que deixa de existir no WEC em 2023.

Com o 2º tempo da divisão, veio o #22 da United Autosports USA, com Filipe Albuquerque marcando 1’51″993 e vindo na sequência o Team WRT com Robin Frijns no #31. Alex Lynn levou o outro carro da United ao quarto posto da divisão e o quinto tempo foi da Inter Europol Competition, via Alex Brundle.

A despedida da LMGTE-PRO começou com a Porsche à frente de Ferrari e Corvette. Michael Christensen liderou as duas sessões com o #92 e fez o melhor giro do dia em 1’57″192, oito décimos abaixo da Ferrari guiada por James Calado. Os dois primeiros, inclusive, foram os únicos a virar abaixo de 1’58”, seguidos pela #52 da AF Corse com Miguel Molina e, em seguidinha, o #91 da Porsche com Richard Lietz e o #64 da Corvette com Nick Tandy, que despede-se do construtor estadunidense neste fim de semana.

Entre os LMGTE-AM, deu Porsche em 1-2-3: Matteo Cairoli e o Team Project 1 estabeleceram a melhor volta em 1’59″717, escudado pelos dois 911 RSR-19 da Dempsey-Proton, com o #77 guiado por Harry Tincknell adiante do #88 conduzido por Jan Heylen.  A melhor Ferrari ficou em 4º com Nick Cassidy (AF Corse), seguido pelo colega de firma Toni Vilander e pela #60 da Iron Lynx com Giancarlo Fisichella.

O melhor dos Aston Martin foi 7º na subclasse – 2’01″073, com Nicki Thiim, seguido pelo #33 da TF Sport que lidera o campeonato. O português Henrique Chaves ficou em oitavo a um escasso milésimo de segundo do tempo do dinamarquês.

Nesta sexta, haverá o FP3 às 5h de Brasília e a definição do grid de largada terá início às 10h50 também de Brasília, com os GTs classificando primeiro e depois os LMP2 e Hypercars. A disputa das 8h do Bahrein se inicia às 8h de Brasília, no sábado.

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