WEC, 8h do Bahrein: Toyota fatura pole para a decisão

RIO DE JANEIRO – A Toyota deu o primeiro passo na briga pelo título contra a Alpine na decisão do Mundial de Endurance (FIA WEC), que acontece amanhã em Sakhir com a disputa das 8h do Bahrein.

Líder empatado até este fim de semana com a equipe francesa, mas com dois segundos lugares contra um dos rivais, o carro #8 de Brendon Hartley/Sébastien Buemi/Ryo Hirakawa levou o ponto extra da pole position e abriu um para André Negrão/Nico Lapierre/Mathieu Vaxivière – 122 a 121.

Com o tempo de 1’46″800, o neozelandês conquistou a segunda pole do trio no campeonato e justamente na hora “H” da decisão.

Graças aos 12 kg menos pelo BoP, os Peugeot 9X8 deram trabalho: o #93 conduzido por Paul Di Resta na tomada de tempo largará em segundo com o tempo de 1’47″610, oito décimos acima da pole. A segunda fila terá o Toyota #7 e o Peugeot #94.

Já o Alpine A480 com Matthieu Vaxivière na qualificação penou com falta de ritmo, ficando a 1″543 da pole. O ponto forte do carro francês é a performance do pneu com a pista mais quente. O calor favorece aos franceses, mais que os japoneses. Porém, a corrida terminará com o trecho noturno e o asfalto – que é abrasivo – mais fresco. A ver o que a estratégia da equipe de Philippe Sinault nos traz pra amanhã.

Entre os LMP2, uma disputa acirrada pela pole entre três equipes: United Autosports, Jota e RealTeam by WRT. Prevaleceu esta última, com Norman Nato levando o ponto extra com o #41 e marcando 1’50″330, 0″137 melhor que o #38 guiado por Will Stevens – carro que lidera o campeonato na divisão.

O português Filipe Albuquerque fez o terceiro tempo da sessão, seguido pelos dois carros mais velozes da LMP2 Pro-Am: o #83 com Alessio Rovera e o #44 com Mathias Beche. A grande decepção da sessão classificatória foi o modesto 10º posto da Prema.

Na LMGTE-PRO, que disputa sua última etapa na história, pole para a Porsche: Gianmaria Bruni, que ainda reúne chances matemáticas de título, cravou o ponto extra com a marca de 1’56″143, quase três décimos melhor que a Ferrari guiada pelo italiano Antonio Fuoco.

No afã de tentar a pole, a outra Ferrari – com Ale Pier Guidi – rodou na penúltima curva e a #51, que lidera o campeonato, sai em quarto. Os principais adversários, no Porsche #92 de Kévin Estre e Michael Christensen, partem de terceiro.

Já entre os LMGTE-AM, segunda pole nas últimas três etapas para as Iron Dames: a belga Sarah Bovy encaixou uma excelente volta e pôs 0″512 de frente em Ben Keating, líder do campeonato junto a Marco Sörensen. Christian Ried, da Dempsey-Proton, foi o último a virar abaixo de 2’00” na sessão classificatória. Depois veio o Team Project 1 com Niki Leutwiler no #46 e a Ferrari #54 da AF Corse com Thomas Flöhr.

Rival da TF Sport na batalha pelo título, o #98 da NorthWest AMR classificou-se apenas em 9º entre 13 inscritos, com o canadense Paul Dalla Lana. A D’Station Racing fecha o grid.

As equipes já definiram os pilotos que largam amanhã a partir de 8h de Brasília. Confira a ordem:

#8 Buemi
#93 Di Resta
#7 López
#94 Menezes
#36 Lapierre
#41 Von Habsburg
#38 González
#22 Albuquerque
#83 Nielsen
#44 Konôpka
#23 Lynn
#10 Cullen
#31 Gelael
#1 Chatin
#9 Kubica
#45 Allen
#34 Smiechowski
#35 Hériau
#91 Bruni
#52 Fuoco
#92 Estre
#51 Calado
#64 Milner
#85 Bovy
#28 Aberdein
#33 Keating
#77 Ried
#46 Leutwiler
#54 Flöhr
#86 Wainwright
#21 Ulrich
#71 Ragues
#98 Dalla Lana
#60 Schiavoni
#56 Hyett
#88 Poordad
#777 Hoshino

Comentários