Casa cheia: IMSA terá 60 carros no grid das 24h de Daytona

RIO DE JANEIRO – A série International Motor Sports Association (IMSA) anunciou nesta quinta-feira capacidade máxima para o grid da edição 2023 das 24h de Daytona, que marcam a estreia do regulamento LMDh e da classe GTP – substituta da DPì. Por medida de segurança, o plantel será limitado a 60 carros, um a menos que na edição deste ano. É que os novos protótipos da divisão principal têm dimensões diferentes e precisam de pit boxes maiores – daí a necessidade da limitação.

A IMSA recebeu mais de 70 pedidos de inscrição (exatamente 72) e há lista de espera. Especialmente de times que pretendiam fazer somente a prova inaugural e, forçosamente, acabaram impedidos. Quatro exemplos são conhecidos: na LMP2, o Racing Team Turkey with TF Sport tinha anunciado planos e tripulação completa – Salih Yoluç, Charlie Eastwood, Phil Hanson e Juan Manuel Correa. Ficaram fora.

Vice-campeã da GTD Pro na prova do 60º aniversário ano passado, a KCMG alinharia um Acura NSX-GT3 EVO após se desfazer de seu Porsche. Também ficou fora da relação inicial. A ST Racing de Samantha Tan e a SunEnergy1 Racing do australiano Kenny Habul, idem. E sabe-se lá quem mais tentou vagas e não conseguiu.

Em relação ao ano passado, muitas equipes também não voltam – especialmente na GTD, que tem uma renovada forte do plantel. Saíram de esquadro a CarBahn w/Peregrine Racing, que deve voltar ao IMSA Michelin Pilot Challenge, a Crucial Motorsports e o Team Hardpoint.

Voltando ao total de carros para a abertura da temporada, a IMSA confirmou que do total de 60 constantes da relação, nada menos que 56 têm compromisso com as quatro provas do Michelin Endurance Cup ou North American Endurance Cup (NAEC), composto por Daytona, Sebring, Watkins Glen e Petit Le Mans. E pelo menos 45 dessas 60 inscrições são carros de temporada completa.

Difícil prever se os carros GTP de JDC-Miller Motorsports e Proton Competition fazem parte dessa segunda relação, pois serão entregues apenas em abril por conta de dificuldades da Porsche em montar seus novos 963 LMDh para clientes.

Apesar disto, o grid é bem servido: a nova divisão GTP, estreando os carros dentro do regulamento de convergência com ACO/FIA, reúne nove inscrições de quatro construtores diferentes – Cadillac, Porsche, BMW e Acura (Honda).

A Cadillac Racing (leia-se Chip Ganassi Racing) é a única com carro extra em Daytona: o #02 é um carro do FIA WEC, que será entregue a Alex Lynn, Earl Bamber e Richard Westbrook. Somente os dois 963 LMDh da Penske Porsche Motorsport não têm ainda seus lineups confirmados e a BMW não bateu o martelo sobre qual carro terá Colton Herta no grid ou se a marca bávara teria um 8º piloto – foram confirmados, até agora, sete nomes.

Três brasileiros vão participar da prova na GTP: Pipo Derani (Whelen Engineering Racing Cadillac V-LMDh, ou AX Racing, se preferirem), Augusto Farfus (BMW Team RLL) e Helio Castroneves (Meyer-Shank Racing), com o Homem-Aranha em busca de um histórico tricampeonato pessoal do evento.

Felipe Nasr deve compor uma das formações da Penske Porsche Motorsport – e o anúncio será feito exatamente amanhã (17), onde o constutor de Weissach confirma as formações para IMSA e WEC em 2023.

Na LMP2, serão 10 carros no grid – é o maior plantel de Esporte-Protótipos, com pelo menos seis inscrições a tempo pleno: Tower Motorsports, TDS Racing (com dois carros), ERA Motorsports, High Class Racing e PR1/Mathiasen, sendo que esta última e a Tower terão lineups diferentes de inscritos entre provas de Sprint e Endurance.

Os planos da Rick Ware Racing, que terá o único Ligier JS P217 do plantel, não são conhecidos para além de Daytona. A Algarve Pro Racing fará o running da Crowdstrike Racing – esta inscrita nas provas do NAEC – e da Proton Competition, que aproveita para fazer quilometragem devendo usar pilotos que andarão no Porsche LMDh. A AF Corse estará em Daytona com seu LMP2 mas não é sabido se o carro com dorsal #88 andará no NAEC ou só na Flórida – é provável que seja nas quatro provas longas, com a participação do cliente gentleman driver François Perrodo.

Havia muitas possibilidades de LMP3 para este ano e a IMSA teve de se virar para alocar o máximo possível de inscritos – serão nove na primeira prova. A AWA será a única organização com dois chassis e as demais, com um. Os Ligier são maioria entre os construtores com cinco unidades, mas não são absolutos porque haverá quatro Duqueine D30-M08.

Entre as equipes confirmadas para Daytona, a JDC-MIller também estará presente, mesmo que não na classe principal, a Andretti está para bater o martelo se alinha também na GTD um Aston Martin nas provas Sprint e a novidade é a participação da MRS-GT Racing, equipe de origem alemã fundada por Karsten Molitor.

O plantel da GTD Pro não é tão amplo como se imaginava: o BMW Team RLL mudou-se para a classe GTP e não há planos de um M4 GT3 para este ano. Também a Corvette não colocará um segundo carro no NAEC, pelo menos por hora. Assim, pela relação inicial, são apenas oito carros confirmados de sete construtores diferentes: Corvette, Porsche (com o novo 911 GT3 R tipo 992), Lexus, Aston Martin (única com dois carros), Ferrari, Lamborghini e Mercedes-AMG.

O que ninguém entendeu foi a inclusão do #64 da TGM/TF Sport nesta subcategoria, porque não há um único piloto Ouro ou Platina entre os indicados para guiar o Aston Martin. Pelo contrário: Ted Giovanis (mais velho inscrito em 2022) e Hugh Plumb são Bronze; Matt Plumb e Owen Trinkler, Prata.

Incompreensível…

Já na GTD, haverá 24 carros e nada menos que dezenove organizações envolvidas. A Wright Motorsports terá o Porsche #16 dela, mas dará suporte à estreante VOLT, que vem do IMSA Michelin Pilot Challenge; a Iron Lynx se apresenta com um Lamborghini extra e outro para as Iron Dames; a Riley-Kelly Moss terá dois Porsches (um no NAEC e outro em temporada completa) e a Turner Motorsport vem com duas BMW M4 GT3 este ano. São alguns dos times com mais de um carro inscrito.

Entre as demais novidades de 2023, estão as inscrições das novas Ferrari 296 GT3, sendo a tempo inteiro os carros da AF Corse e Cetilar Racing (esta última tem suporte do time de Amato Ferrari), além da Triarsi Competizione, que é egressa do GT World Challenge America, nas provas de Endurance, com o dorsal #023.

E surgem tam´bem mais quatro organizações novas: a MDK Motorsports (inclusive com Kevin Magnussen, da Haas, entre os pilotos confirmados), a US RaceTronics, que terá um Lamborghini Huracán, a AO Racing, que está confirmada para a temporada completa e a Racers Edge Motorsports, entrando em parceria com a Wayne Taylor Racing para trazer a campeã Pro-Am do GTWC America deste ano – Ashton Harrison – para alinhar junto a Danny Formal, Kyle Marcelli e Ryan Briscoe, este último apenas em Daytona.

A lista de inscritos da IMSA 2023 está aqui.

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