Recorde: 48 carros no Asian Le Mans Series 2023

RIO DE JANEIRO – Com a temporada novamente condensada nos Emirados Árabes Unidos, em duas pistas apenas – Dubai e Yas Marina – e por apenas oito dias entre 11 e 19 de fevereiro de 2023, o Asian Le Mans Series mesmo assim apresenta um número recorde de carros e equipes inscritas para o campeonato que indicará participantes automáticos para a edição do Centenário das 24h de Le Mans.

O plantel anunciado na última sexta-feira contempla um total de 48 carros divididos nas classes LMP2, LMP3 e GT3 – que vêm sendo as habituais desse certame que desde 23 de fevereiro de 2020, quando acabou a temporada bienal 2019/20 no circuito tailandês Buriram International, não chega aos países tradicionais da competição – China, Japão, Austrália, Tailândia, Malásia e Indonésia – por conta da Pandemia.

Por isso, mesmo na “bolha” de Dubai e Abu Dhabi, chega a ser surpreendente a adesão ao campeonato, com muitas equipes aproveitando a entressafra europeia  – tanto que do Oriente, mesmo, apenas participam a Car Guy, a HubAuto, a Viper Niza Racing e a D’Station Racing – esta última em parceria tecnológica com a TF Sport, como é habitual no WEC.

Os nove LMP2, todos Oreca 07 Gibson, são de oito escuderias e a única com dois carros é a United Autosports, que ano passado venceu as provas finais – mas por não ter disputado as corridas em Dubai não fez jus a pontos. A Nielsen Racing, vencedora da série, volta para defender seu título e a concorrência, além da United, contempla DKR Engineering, Algarve Pro Racing, COOL Racing, Inter Europol, ARC Bratislava e a novata organização 99 Racing.

Um total de 15 LMP3 se apresenta para a temporada 2023 do AsLMS, sendo três chassis Duqueine e os demais Ligier, ambos de fabricação francesa. São onze escuderias, sendo que destas a Inter Europol responde por três inscrições, enquanto a campeã CD Sport e a francesa Graff vão com dois carros cada e as demais com um somente, incluindo as novidades WTM Racing e MV2CS.

Já a GT3 deve ter muita competitividade, haja visto que são 24 carros na listagem e diversidade de construtores – sete ao todo representados, com Aston Martin, Porsche e Mercedes-AMG respondendo por cinco carros cada. Quatro Ferrari, três McLaren e uma BMW, além de um Lamborghini, fecham o lote. As novidades do rol são Getspeed (Mercedes-AMG), Leipert Motorsport (Lamborghini), Orange Racing Powered by JMH (McLaren) e Pure Rxcing (Porsche).

O total de escuderias será de 18 – Herberth Motorsport e TF Sport, incluindo a inscrição da D’Station Racing, são as que têm mais carros, três no total.

A lista provisória está aqui.

Comentários