24 Horas de Daytona: Porsche comanda treino noturno

RIO DE JANEIRO – Fim de atividades de quinta-feira para as 24 Horas de Daytona deste fim de semana contemplando um terceiro treino à noite – que, diferente do que aconteceu durante o ROAR Before The Rolex 24 da última semana, foi um evento que não teve a interferência da chuva e algo em comum à outra oportunidade: Porsche no topo da tabela de tempos.

O australiano Matt Campbell foi o mais veloz com o 963 LMDh da Porsche Penske Motorsport, com a marca de 1’35″802, superando por 0″172 ao Acura guiado pelo português Filipe Albuquerque e a Cadillac foi 3ª colocada com Alex Lynn a bordo do #02. O melhor BMW foi sexto, logo atrás do carro de Pipo Derani. Pole position, a Meyer-Shank Racing ficou em oitavo.

Entre os LMP2, Matthieu Vaxivière levou o #88 da AF Corse à melhor marca do TL3 com 1’38″416, pouco mais de um décimo na frente do novato britânico Alex Quinn, enquanto o terceiro posto foi da Crowdstrike Racing by APR, com o experiente Ben Hanley.

O carro #51 da Rick Ware Racing só deu 13 voltas e a melhor marca foi 1’43″004, nem sombra do que viraram os mais rápidos da divisão.

Rasmus Lindh liderou o treino entre os LMP3: o sueco da Andretti marcou 1’42″559 e foi três décimos mais veloz que Wayne Boyd, da AWA, seguido pelo outro carro da única equipe com dois inscritos em Daytona e tripulado por Matt Bell. Felipe Fraga fez o 5º tempo do grupo.

Entre os GTD, novamente os Mercedes-AMG GT3 EVO mostraram musculatura: a Weathertech Racing, inscrita na GTD PRO, fez o melhor tempo entre as duas divisões com Maro Engel registrando 1’46″011. Já o Team Korthoff, com Mikaël Grenier, estabeleceu 1’46″177.

Alguns dos 61 carros não marcaram tempo na sessão noturna – um por quebra de motor – o pole da LMP3, o protótipo da Sean Creech Motorsport – e três deles, por acidente, os mais danificados do dia: o Lamborghini Huracán GT3 EVO2 da NTE Sport, o Oreca LMP2 da Proton Competition e o Mercedes-AMG GT3 EVO da Winward Racing, que será substituído por um novo chassi que está viajando de caminhão até Daytona, na Flórida, pois o titular precisou ser cortado para o resgate do piloto Lucas Auer.

Aliás, Auer foi diagnosticado no Halifax Medical Center em Daytona com várias fraturas de vértebra e isso tira logicamente o piloto da disputa do fim de semana como também das 12 Horas de Bathurst, para a qual já estava escalado.

A Winward Racing corre contra o tempo para poder correr e, se alinhar na disputa, terá de partir de último devido à troca de carro. E a escuderia terá de ainda indicar um substituto para a vaga de Auer – isso caso consiga ter o carro pronto.

Amanhã, a partir de 13h20 de Brasília, carros e pilotos voltam à pista para mais uma sessão de treinos livres, com duração de apenas 1h. Os GTP terão uma sessão extra de 20min a partir de 20h25 de Brasília.

Comentários