24h de Daytona: forte acidente, cinco bandeiras vermelhas e Acura comanda primeiro treino do fim de semana

RIO DE JANEIRO – Após a definição do grid da 61ª edição das 24h de Daytona, que se realizam neste fim de semana, equipes e pilotos voltaram hoje à pista do Daytona International Speedway para mais treinos preparatórios. E a sessão que reinaugurou as atividades de pista na Flórida foi bastante atribulada, com um forte acidente e cinco bandeiras vermelhas.

O austríaco Lucas Auer, de 28 anos, bateu com seu Mercedes-AMG GT3 EVO após sair da pista e perder o controle do carro na curva 1, dando com extrema violência num dos muros de concreto da saída do pitlane do circuito misto. O piloto foi retirado do veículo e levado a um hospital a fim de ser melhor avaliado. Até o momento, não há maiores detalhes sobre lesões ou fraturas.

O Mercedes-AMG GT3 EVO da Winward Racing, inclusive, largaria da pole positon entre os modelos de Grã-Turismo com o quarteto que seria formado por Lucas Auer junto a Indy Dontje, Russell Ward e Phillip Ellis. Sobre a extensão dos danos, tampouco há outras informações mais detalhadas. Mas a notícia que chega é que o carro ficou bem danificado.

Os outros quatro períodos de intervenção de bandeira vermelha foram ocasionados por uma falha num dos novos Porsche da Kellymoss w/Riley, que parou no meio de um dos bankings do circuito oval, além de detritos na pista, um resgate do Lamborghini #63 da Iron Lynx que ficou parado na pista e também uma pequena batida do Ligier JS P320 da Performance Tech Motorsports, com o piloto John DeAngelis a bordo, na saída da Bus Stop.

Com um treino bastante atribulado, os Acura ARX-06C LMDh seguem dando as cartas e o carro mais rápido foi o #10 da Wayne Taylor w/Andretti Autosport com Filipe Albuquerque marcando 1’35″366, 0″266 abaixo do Cadillac #02 guiado por Alex Lynn em sua volta rápida no TL1. O melhor entre os carros dos quatro brasileiros inscritos na GTP foi o #60 da Meyer-Shank Racing, pole position para sábado, com a 3ª marca – 1’35″665.

Na LMP2, Paul-Loup Chatin, que é o recordista do circuito para a categoria, estabeleceu 1’38″302 com o #52 da PR1/Mathiasen Motorsports, quase três décimos melhor que Oliver Jarvis. Com Devlin DeFrancesco a bordo, a equipe do brasileiro Pietro Fittipaldi ficou em 6º na divisão – 1’39″283.

Entre os LMP3, Felipe Fraga estabeleceu a melhor volta da sessão – 1’42″704, apenas noventa e um milésimos superior ao colombiano Gabby Chaves, da Andretti. O veterano João Barbosa foi o terceiro mais veloz.

Owen Trinkler fez o melhor tempo da GTD Pro, agora com 10 carros porque a MDK Motorsports optou por transferir seu Porsche à esta categoria pelo mesmo motivo da TGM/TF Sport, por conta da leniência do tempo de pilotagem – não é preciso que o piloto bronze fique tanto tempo a bordo quanto na GTD. O Aston Martin #64 liderou o treino na divisão com 1’47″010, um décimo melhor que o Lexus da Vasser Sullivan e três à frente do outro Aston da classe, guiado por Ross Gunn.

A Risi Competizione, equipe do brasileiro Daniel Serra, ficou em sexto – 1’47″677 – com a nova Ferrari 296 GT3.

Antes do acidente, Lucas Auer fez o melhor tempo dentre todos os GTD – 1’46″763, com o Lexus guiado por Aaron Telitz em segundo e a terceira posição do Aston da Magnus Racing guiado por Spencer Pumpelly – esta subclasse apresentou cinco marcas diferentes no top 5, com o McLaren da Inception Racing em quarto e um dos Acura – o da Racers Edge Motorsports w/WTR-Andretti em quinto.

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