IGTC: e as 12h de Bathurst vêm aí!

A Audi é uma das cinco marcas com modelos GT3 confirmada na abertura do IGTC em Mount Panorama neste fim de semana

RIO DE JANEIRO – Mais uma competição se descortina no horizonte do esporte a motor em 2023. Após o Rally Dakar e a abertura da 24h Series em Dubai, do WRC e da IMSA além de suas competições satélites, começa no próximo fim de semana o Intercontinental GT Challenge. E em grandíssimo estilo, com Mount Panorama e as 12h de Bathurst.

O circuito de 6,213 km de extensão e 23 curvas recebe a partir de sexta-feira na Austrália os carros inscritos para a prova inaugural do certame que tem um calendário de cinco etapas. Além da corrida na Oceania, teremos as 9h de Kyalami – também em fevereiro – a disputa das 24 Horas de Spa-Francorchamps, neste ano movidas para o início de julho, as 8h de Indianápolis e as 12 Horas do Golfo, em Yas Marina.

Teremos 26 carros no plantel, dois a menos, aliás, que a relação inicial – menor do que já vimos em muitos anos, porém superior ao de 2022, porque o regulamento previu somente tripulações Pro-Am e neste ano, pelo menos oito carros Pro estão confirmados para Bathurst. As demais inscrições são sete na Pro-Am, seis na Silver Cup e cinco Invitational.

Dentre os construtores de sempre, teremos Porsche, Lamborghini, Aud, BMW e Mercedes-AMG. Nenhuma escuderia cliente de McLaren ou Aston Martin foi e tampouco ninguém quis levar a Ferrari 488 GT3 – já substituída desde o último fim de semana em Daytona pela nova 296 GT3.

As equipes da Classe A-Pro são o Team WRT com duas inscrições, tendo Augusto Farfus ao lado da lenda da MotoGP Valentino Rossi e Maxime Martin, no carro com o dorsal #46. O “Ninho” será o único piloto brasileiro na disputa. O carro #32 recebe Sheldon Van der Linde, Dries Vanthoor e Charles Weerts.

A Audi Sport está representada por Luca Drudi/Patric Niederhauser/Christopher Haase e a Sun Energy 1, vencedora da corrida ano passado, tenta novo título com Jules Gounon/Luca Stolz/Kenny Habul.

A Craft-Bamboo Racing perdeu Lucas Auer na tripulação após o acidente do austríaco nos treinos em Daytona. Phillip Ellis foi escalado para o carro com o dorsal #77 junto a Nicky Catsburg e Dani Juncadella.

“Grello”: o Porsche da EMA traz de volta a Bathurst um leiaute mais do que conhecido dos fãs do modelo 911 GT3-R

Na tripulação do “Triple Eight” da Supercheap Auto Racing, o espetacular Shane Van Gisbergen, recordista oficial das 12h de Bathurst, dividirá os trabalhos com Broc Feeney e Maxi Götz, enquanto o quarto Mercedes-AMG inscrito é o da GruppeM, com Maro Engel ao lado de Raffaele Marciello e Mikaël Grenier.

Somente um Porsche está na Classe A-Pro e foi inscrito pela EMA para os colegas de Porsche Penske Motorsport na IMSA – Mathieu Jaminet e Matt Campbell, mais Thomas Preining.

Na Mercedes-AMG da Boost Mobile o trio terá Jamie Whincup, Prince Jeffri Ibrahim e Richie Stanaway

O grupo de equipes Pro-Am é composto pela Grove Racing (Porsche), Hallmarc (Audi), Makita Volante Rosso Motorsport (Mercedes-AMG), Fuchs Lubricants (Audi), Boost Mobile (Mercedes-AMG), Scott Taylor Motorsport (Mercedes-AMG) e The Bend Motorsport Park (Audi.

Na Silver Cup, estão inscritas a Wall Racing com o único Huracán presente no plantel, além das escuderias Myland, Supabarn e Melbourne Performance Centre (todas de Audi), Valmont Racing e Harrods Volante Rosso Motorsport (Mercedes-AMG) .

Com 21 carros GT3, os demais são GT4 ou modelos não enquadrados no IGTC – por isso mesmo competindo na divisão Invitational. São dois modelos MARC, sendo um com motor Mazda e o intitulado II V8, o SIN R1, o KTM GT X-Bow e um Mercedes-AMG GT4.

Comentários

  • Sera q esses numeros baixos de inscritos se deve ainda a consequencias da pandemia ou o fato de estar perto de duas provas importantes que GT3s estao inclusos?

  • Obrigado pelas informações e pelo ótimo texto de sempre, Rodrigo!

    Mui humilde sugestão: você poderia arrematar as matérias informando se cada uma dessas corridas vai ser transmitida, onde (se no YouTube, ou no site da categoria, sei lá) e o horário! Acho que ficaria show! ;-)